Encerram nesta quarta as inscrições para seleção de bolsistas PIBIC e PIBITI para o ITP

Encerram nesta quarta as inscrições para seleção de bolsistas PIBIC e PIBITI para o ITP

O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) está com inscrições abertas, até esta quarta-feira, dia 2 de agosto, para a seleção de candidatos às bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação Tecnológica e Inovação (PIBITI) da FAPITEC, para a vigência 2017/2018. O programa de bolsas é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico dos estudantes de graduação do ensino superior. As inscrições devem ser feitas exclusivamente através da internet, com o envio da documentação necessária para o e-mail selecao@itp.org.br

Os interessados devem enviar, até às 17h desta quarta-feira (2/08/2017), a seguinte documentação: currículo Lattes atualizado do candidato; comprovante de matrícula de curso de Graduação; cópias dos documentos pessoais (RG, CPF e Cartão do Banco Banese) e proposta de plano de trabalho. Caso o candidato não possua conta neste banco é necessário abrir uma e apresenta o comprovante de abertura da conta. Serão disponibilizadas cinco bolsas (três de PIBIC e duas de PIBITI), cada uma com duração de até doze meses, prazo que tem início neste mês de agosto/2017. A FAPITEC fará o pagamento de cada bolsista, que receberá, por mês, R$ 400, por uma jornada de 20 horas semanais destinadas ao projeto. O selecionado não pode ter qualquer vínculo empregatício ou receber outra bolsa de fomento.

Para a seleção serão avaliadas a proposta do plano de trabalho, o histórico escolar, o lattes do candidato e o lattes do orientador – que deve pertencer ao quadro funcional do Instituto de Tecnologia e Pesquisa/SE, possuir título de doutor e ter produção científica e/ou tecnológica divulgada nos principais veículos/meios de comunicação/proteção da área. É exigido do orientador, ainda, que o currículo esteja atualizado na plataforma lattes, que tenha experiência na orientação de projetos científicos para as bolsas do PIBIC e na orientação de projetos tecnológicos e de inovação para as bolsas do PIBITI – neste último caso, os selecionados atuarão exclusivamente na AGITEC/ITP.

Veja abaixo o edital completo. O modelo da proposta de trabalho deve ser obtido junto à assessoria da presidência do ITP, localizada no primeiro andar do prédio do ITP II.

INSTITUTO DE TECNOLOGIA E PESQUISA

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS

O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) torna público o presente Edital de abertura de inscrições visando a seleção de candidatos às bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação Tecnológica e Inovação (PIBITI) da FAPITEC, para a vigência 2017/2018.

  • FINALIDADE

O Edital de Bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação Tecnológica e Inovação (PIBITI) da FAPITEC é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico dos estudantes de graduação do ensino superior.

  • CRONOGRAMA

 

 

ATIVIDADE

 

PERÍODO

Lançamento do edital 28/07/2017
Inscrição dos candidatos 28/07/2017 – 02/08/2017
Avaliação dos candidatos

 

03/08/2017
Divulgação resultado 03/08/2017

 DAS INSCRIÇÕES

 Período: 28/07/2017 a 02/08/2017 (até às 17h)

3.3 Para a inscrição, o candidato deverá enviar os seguintes documentos:

  • Currículo Lattes atualizado do candidato.
  • Comprovante de matrícula de curso de graduação.
  • Cópias dos documentos pessoais do candidato: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Cartão do Banco (Banco Caso o candidato não tenha conta nesta unidade bancária é necessário abrir uma e apresentar o comprovante de abertura da conta)
  • Proposta de Plano de trabalho.
  1. DO PROCESSO SELETIVO

       4.1 A seleção será realizada por meio da análise dos seguintes documentos:

  • Proposta do plano de trabalho;
  • Histórico escolar;
  • Currículo lattes do candidato;
  • Currículo lattes do orientador.
  1. DA BOLSA E DAS VAGAS

A bolsa, cujo valor será de R$ 400,00 mensais, terá duração de até doze meses, a partir de agosto de 2017. Serão disponibilizadas CINCO bolsas cota FAPITEC, sendo três de PIBIC e duas de PIBITI, sendo essa última modalidade exclusivamente para atuação na AGITEC.

  1. DOS REQUISITOS

 6.1 DO ORIENTADOR:

  • Pertencer ao quadro funcional do ITP-SE, possuir o título de doutor e com produção científica e/ou tecnológica divulgada nos principais veículos/meios de comunicação/proteção da área;
  • Ter currículo atualizado na Plataforma Lattes;
  • Possuir experiência na orientação de projetos científicos, para as bolsas do PIBIC;
  • Possuir experiência na orientação de projetos tecnológicos e de inovação, para as bolsas do PIBITI.

 6.2 DO DISCENTE:

  • Estar regularmente matriculado em Curso de Graduação até o período final de vigência da bolsa;
  • Ter currículo atualizado na Plataforma Lattes;
  • Ser selecionado e indicado por um pesquisador do ITP;
  • Possuir conta corrente ou comprovante de abertura de conta pessoal no Banco BANESE;
  • Não possuir vínculo empregatício ou outra bolsa de fomento;
  • Possuir disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para dedicação às atividades vinculadas à bolsa.
  1. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

Os candidatos aprovados através da divulgação do resultado deverão realizar assinatura de Termo de Compromisso em até 10 dias úteis a partir da data de divulgação do resultado diretamente no Gabinete da Presidência do ITP.

  1. CANCELAMENTO, SUSPENSÃO E SUBSTITUIÇÃO DE BOLSISTAS

 8.1 CANCELAMENTO

  • Deverá ser realizado exclusivamente mediante solicitação encaminhada para a Presidência do ITP, incluindo justificativa para o cancelamento;
  • O bolsista deverá apresentar relatório ao ITP com as atividades desenvolvidas até a data do desligamento, em até 15 dias após o cancelamento. Se o relatório não for apresentado ou não for aprovado pelo ITP, os valores recebidos pelo bolsista deverão ser devolvidos à FAPITEC;
  • Haverá cancelamento do bolsista que tiver uma frequência insuficiente ao celebrado no termo de outorga ou apresentar desempenho insatisfatório mediante a avaliação do orientado;
  • Caso possua alguma inadimplência com a instituição de graduação vinculada, o candidato será desligado.

8.2 SUSPENSÃO DE BOLSISTAS

  • O bolsista que não apresentar o Relatório Parcial no prazo solicitado pelo ITP terá sua bolsa suspensa até a entrega e aprovação do mesmo.

8.3 SUBSTITUIÇÃO DE BOLSISTAS

  • Será permitida apenas uma substituição de bolsista por projeto, durante a vigência da bolsa;
  • Poderão ser considerados mais de um pedido de substituição da bolsa apenas nos casos de licença saúde, licença maternidade ou de falecimento;
  • O estudante substituto deverá ter desempenho acadêmico equivalente ou superior ao do bolsista anterior e o mesmo deverá dar continuidade ao mesmo projeto.
  1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

O pagamento das bolsas será efetuado diretamente ao bolsista pela FAPITEC, mediante depósito mensal em conta bancária (conta individual BANESE) informada pelo bolsista no ato da inscrição.

 Os casos omissos serão resolvidos pela comissão interna do processo seletivo.

 

Aracaju, 28 de julho de 2017.

Prof. Dr. Diego Menezes

Presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP

Comments are closed.