Fundações de pesquisa do Brasil participarão de Fórum em Aracaju

Fundações de pesquisa do Brasil participarão de Fórum em Aracaju

Com objetivo de discutir temas importantes relacionados à ciência no Brasil, Aracaju receberá o Fórum do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap). O Fórum reunirá todas as Fundações de Pesquisa do país nos dias 18 e 19 de maio, no Hotel Real Classic.

A abertura do evento acontecerá no dia 18, as 9h30, e reunirá as principais agências de fomento à pesquisa do país. Na abertura acontecerá a palestra do diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMPRAPII), Jorge Almeida Guimarães, sobre ‘Inovação Tecnológica’. A meta é estabelecer uma parceria entre a EMPRAPI e a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), para a instalação de uma unidade no Estado.

O presidente da Fapitec/SE, José Heriberto Pinheiro, destacou a importância da mesa-redonda que vai acontecer com a EMBRAPII e as Fundações de Pesquisa. “A EMPRAPII tem a missão apoiar instituições de pesquisa tecnológica para a execução de projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial. Nós vamos batalhar para trazer uma unidade para Sergipe”.

Ainda segundo o presidente José Heriberto, temas importantes sobre a ciência no Brasil serão discutidos durante os dias de evento. O Fórum Confap Sergipe conta com o apoio do Governo de Sergipe, Banco do Nordeste e Fecomércio.

Palestras

Durante Fórum ocorrerá uma mesa redonda com as agências de fomento à pesquisa, a EMBRAPII e FINEP; o lançamento de Editais de Cooperação com a França; uma palestra sobre a visão empreendedora com inovação tecnológica: políticas públicas do BNB e uma mesa-redonda sobre a evolução da ciência e tecnologia ao longo dos últimos 10 anos. Apenas a palestra de abertura com o presidente da EMBRAPII será aberta ao público, as demais serão transmitidas online pelos canais da Fapitec/SE.

Sobre o Confap

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo melhor articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa. Criado oficialmente em 2006, o Conselho agrega fundações de 25 estados, mais o Distrito Federal. Além disso, o Confap participa de todos os conselhos deliberativos ligados à política de ciência no Brasil e possui uma rede de parceiros importantes, estabelecida com agências federais e organismos internacionais. (Fonte: Ascom Fapitec/SE)

Comments are closed.