Institucional

O Instituto de Tecnologia e Pesquisa está ativo desde 1998 aprimorando a atuação em pesquisa e inovação. Ao longo deste tempo possui mais de 500 projetos aprovados e que através de uma política de qualidade resultaram na certificação NBRISO/IEC 17025:2005.

O que somos?

O Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP – é uma associação de direito privado sem finalidade de lucro, criada em 1998 em resposta às demandas por estrutura apropriada ao desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia em Sergipe e na região Nordeste. Tal resposta foi fruto do processo de amadurecimento das atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade Tiradentes – UNIT, que à época viu-se estimulada a criar um instituto com a missão de promover, incentivar, fomentar, acompanhar e avaliar as ações e atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, interagindo, cooperando, oferecendo e transferindo conhecimentos e serviços especializados para os setores produtivos, outros centros e institutos de pesquisa, universidades e para a sociedade em geral.

O ITP vem aprimorando a atuação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, possuindo mais de 500 projetos aprovados nas mais conceituadas instituições de fomento à pesquisa e à inovação do país, assim como em agências federais e empresas. Com a experiência que possiu, o ITP tem ampliado cada vez mais o suporte às atividades de Pesquisa e Inovação nas instituições e centros nos quais atua, permitindo, assim, que os pesquisadores que tenham o suporte do ITP possam focar nas atribuições fins, enquanto o ITP realiza, sem burocracia, todo o suporte administrativo/financeiro necessário aos projetos aprovados, desde a concepção à prestação de contas final. Desde a criação doo instituto, milhares de alunos tiveram acesso à infraestrutura de pesquisa de alto nível, participando como coautores em publicações e patentes, e atuando na transferência de tecnologias junto a comunidades beneficiadas por nossos projetos.

Devido ao crescimento do ITP foi possível ampliar ainda mais as ações realizadas, passando a prestar serviços tecnológicos em algumas das áreas em que atua. Com esse foco, o Instituto foi qualificado para participar do Sistema Brasileiro de Tecnologia – SIBRATEC, voltada para prestação de serviços técnicos especializados para micros, pequenas e médias empresas. Hoje o Instituto coordena o projeto de estruturação da Rede de Monitoramento Ambiental do SIBRATEC, no valor de R$ 4,5 Milhões, e da qual 11 instituições de todo o país fazem parte. Além disto, também integra a Rede de Saneamento e Abastecimento de Água, a RESAG. A busca pela excelência levou o ITP a criar a própria Política da Qualidade, resultando na certificação do Laboratório de Estudos Ambientais – LEA junto ao INMETRO, pela norma NBR-ISO/IEC 17025:2005, que garante a qualidade dos ensaios laboratoriais realizados pelo nosso LEA.

Missão

Desenvolver e transferir conhecimento, tecnologia, produtos e prestação de serviços em benefício da sociedade

Visão

Ser referência no Nordeste em pesquisa, desenvolvimento, prestação de serviços e soluções tecnológicas até 2018

Galeria de fotos da instituição