Embaixador de Israel visita o ITP e trata sobre parceria empreendedora voltada para ações de Ciência e Tecnologia

06/07/2018

Conhecer a realidade local e firmar parcerias para o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação. Estes foram alguns dos objetivos da vinda a Sergipe do embaixador de Israel no Brasil, Dr. Yossi Avraham Shelley, que passou três dias acompanhado pelo deputado federal Jony Marcos (PRB/SE), também presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Israel no Congresso Nacional. Na oportunidade, conheceu as principais instituições locais de pesquisa, tecnologia e ensino, dentre elas o ITP e a Unit, e tratou sobre a possibilidade de parcerias futuras. Há um ano e três meses residindo no país, na capital federal, esta é a primeira vez que Yossi Shelley vem a Sergipe.

Prof. Uchôa, Yossi Shelley e Dr. Diego Menezes

Os anfitriões da tarde foram o Dr. Diego Menezes, presidente do ITP, e o professor Jouberto Uchôa de Mendonça, magnífico Reitor da Unit, que apresentaram para os visitantes os principais feitos das duas instituições. “Temos muito interesse por tudo que é tecnológico, até porque somos uns dos principais produtores de tecnologia do mundo, com foco especial para as áreas de saúde e segurança”, pontuou o embaixador.

De acordo com o relatório ‘Tecnologia de Informação Global’, do Fórum Econômico Mundial (2016), Israel é um dos sete países que mais se beneficiam com tecnologia e inovação. Foi de lá que saíram aplicativos como o Waze e o Viber; o ICQ, o firewall, o pen drive, o drone, a pílula com câmera e a mão artificial, dentre tantos outros produtos disruptores e com aplicabilidade social. O aquecimento por energia solar e o tomate cereja também são frutos de Israel.

O clima e o fato de estar em uma das regiões mais áridas do Oriente Médio fizeram com que os israelenses se dedicassem a pesquisas que garantissem alimentação para a população e, por isto, se tornaram experts em irrigação por gotejamento, dessalinização da água do mar e extração da água do ar.

“Israel é um excelente exemplo para o Brasil, de maneira especial para Sergipe, pois temos quase que o mesmo tamanho e características bem semelhantes. Podemos aprender muito com um país que se tornou autossuficiente na produção agrícola, que desenvolve a pecuária com excelência, que é forte em tecnologia da segurança e em startups. A experiência de Israel, aliada à troca de tecnologia para o estado de Sergipe seria a solução para muitos dos nossos problemas”, comentou o deputado federal Jony Marcos. Para ele, o ideal é que a partir desta visita possa haver intercâmbio entre estudantes e pesquisadores israelenses e sergipanos, para que, no futuro, possam ser desenvolvidas tecnologias - com o auxílio do país da terra santa – que possam solucionar dificuldades pontuais de Sergipe.

Para Yossi Shelley, a visita ao ITP e à Unit foi muito oportuna, pois ele pôde conhecer, mesmo que de maneira rápida, algumas das principais qualificações das duas instituições nas áreas de inovação e empreendedorismo. O medicamento Ziclague, genuinamente nordestino, desenvolvido pelo ITP para atuar no controle e tratamento da espasticidade e que está sendo comercializado pela Hebron Farmacêutica, chamou a atenção dos visitantes. “Por causa do tempo não deu para ver tudo do Instituto, mas percebemos que existirão pautas para várias outras agendas de trabalho, inclusive, em Israel. Conheci algumas coisas em termos de inovação; presenciei como as pessoas trabalham; soube de alguns pontos importantes da parceria com a Petrobras, com a GALP e outras importantes empresas nacionais e internacionais. Enfim, vi tecnologia sendo desenvolvida para melhorar coisas e, certamente, vamos conversar sobre trabalhos conjuntos”, declarou o embaixador de Israel.

De acordo com o presidente do Instituto, o Dr. Diego Menezes, a partir desta visita foram iniciadas tratativas para uma ampla parceria entre o ITP e o estado de Israel, segunda maior potência em startups do mundo e considerado, atualmente, o país mais avançado nas áreas de empreendedorismo e tecnologia. “A próxima agenda entre nós, do ITP, e o embaixador Yossi Shelley será, provavelmente, em solo israelense e certamente para formalizarmos as grandes conquistas”, declarou Diego Menezes.



Veja Mais

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

11/10/2023 - O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) marca um importante passo rumo à promoção do desenvolvimento tecnológ...