Prorrogadas as inscrições para o programa Centelha em Sergipe

16/07/2019

Foram prorrogadas as inscrições para o Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha-SE). O prazo para a inscrição foi prorrogado até o dia 20 de julho. O programa foi lançado pelo Governo do Estado, através da Fundação de Apoio à Inovação Tecnológica (Fapitec-SE), no dia 03 de junho. O Centelha-SE tem iniciativa relevante para desenvolver e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador e acelerar a geração de novos empreendimentos de base tecnológica. O programa busca criar 23 startups e capacitar empreendimentos ou processos inovadores para o desenvolvimento de bens ou serviços. Na criação das empresas, cada projeto receberá até R$ 53 mil, não reembolsáveis. A execução do projeto tem prazo de um ano.

A Fapitec solicitou a prorrogação do edital junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), como explica a Coordenadora de Inovação da Fundação, Ana Flávia Menezes. “Solicitamos a mudança, pois, os meses de junho e julho são períodos de férias, as pessoas viajam, as instituições entram em recesso. Com a prorrogação queremos proporcionar mais tempo a este público que ainda não se inscreveu", conclui.

Os projetos deverão apresentar temáticas inovadoras, a exemplo de: Automação; Biotecnologia; Design; Eletroeletrônica; Geoengenharia; Inteligência artificial; Internet das coisas; Manufatura avançada e Robótica; Mecânica e Mecatrônica; Química; Realidade aumentada; Realidade virtual e Tecnologia da Informação. De acordo com Ana Flávia Menezes, o intuito é que estas novas empresas contribuam para o desenvolvimento social, científico, tecnológico e econômico do estado de Sergipe, com atuação em áreas como a Pesca e Aquicultura; Petróleo e Gás; Agronegócio; Fabricação de Alimentos e Bebidas; Têxtil, Confecção e Calçados; Comércio e Varejo; Construção Civil; Economia do Turismo, Gastronomia, Marketing e Mídias; Eventos e Lazer; e Meio Ambiente.

COMO SE INSCREVER

As propostas ao Centelha-SE poderão ser submetidas por pessoas físicas, vinculadas ou não a empresas com até 12 (doze) meses de existência anteriores à data de publicação do edital, e faturamento bruto anual de até R$ 4.800.000, 00 (quatro milhões e oitocentos mil reais), além de serem sediadas no estado de Sergipe. Para inscrever a ideia no Centelha, Fernanda Konradt de Campos, coordenadora de projetos da Fundação CERTI, que é a executora do programa no país, diz que o participante deve acessar o site do programa (www.programacentelha.com.br), selecionar o estado, ler atentamente as regras do edital e clicar no botão de inscrições.

A coordenadora detalha o passo a passo: “Nesta primeira fase, a inscrição da ideia é bastante simples e o participante deverá responder a quatro questões-chaves: Qual é o problema que pretende resolver? Qual é a solução proposta? Qual é o seu diferencial frente ao que já existe no mercado? Quem é a equipe que irá desenvolver o negócio?”, finaliza.

A representante da Fundação Certi lembra que, para ajudar os empreendedores nessa tarefa, o Programa Centelha disponibilizou uma série de capacitações que estão abertas ao público em seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/c/ProgramaCentelha) e apresentam as principais dicas para quem quer submeter uma ideia com maiores chances de aprovação.

 

Com a mudança no prazo, as propostas poderão também serem submetidas diretamente no sistema do Centelha-SE (http://se.programacentelha.com.br) até o dia 20 de julho. Mais informações podem ser obtidas no setor de inovação da Fapitec ou pelo telefone 79 3259-3007. (Fonte: Site da Fapitec/SE)



Veja Mais

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

11/10/2023 - O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) marca um importante passo rumo à promoção do desenvolvimento tecnológ...