Incubadora de empresas do ITP inicia nova fase de atuação e gestão

16/11/2016

Oferecer as condições necessárias para que uma empresa recém-nascida possa crescer forte, competitiva, gerando bons resultados e se destacando no mercado. Estes são alguns dos princípios da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (I-TEC/ITP), que passou a abrigar seis novas empresas nas categorias incubadas e pré-incubadas neste mês de novembro.

As boas-vindas aos parceiros foi dada pela nova gestora da I-TEC, Thyara Merlo, e pelo presidente do ITP, o Dr. Diego Menezes que apresentou de maneira mais detalhada o Grupo Tiradentes e destacou as caminhadas dos ex-presidentes que contribuíram significativamente para a criação da incubadora, em especial os Profs. Drs. Marcos Wandir e Temisson Santos.

“Tenham a certeza de que a nossa incubadora não servirá como um hotel de empresas, pois aqui vocês terão todas as oportunidades para crescerem e serem competitivos neste cenário tão desafiador em que vive o nosso país. Estamos numa nova fase, reestruturamos a concepção da I-TEC, investimos em capacitações e a nossa gestora está preparada para atender a demanda de vocês. Vamos ajudar-lhes a transformar o conhecimento acadêmico em um negócio de sucesso e a posicioná-los muito bem no mercado”, declarou Dr. Diego.

A gestora Thyara Merlo apresentou a estrutura da I-TEC e explicou a metodologia aplicada pelo Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), modelo de gestão para incubadoras de empresas adotado pela I-TEC. “Nossa gestão terá como princípios o foco nos empreendimentos e nos processos, a ética, a sustentabilidade, a responsabilidade, a melhoria contínua, o desenvolvimento humano e a gestão transparente e participativa. Estaremos juntos nesta caminhada para que o negócio de vocês seja sucesso”, declarou Thyara Merlo.

Para a gerente da Unidade de Soluções Empresariais do SEBRAE/SE, Ana Tereza da Silva Neto, o papel da incubadora de empresas do ITP é muito importante, principalmente por oferecer todo o assessoramento necessário no quesito gestão, e sendo a falta dela um dos fatores mais influentes, no Brasil, para o fechamento de novos negócios.

“Esses empreendedores passam a contar, a partir deste momento, com o acompanhamento não só da I-TEC, mas também do SEBRAE/SE, que está diretamente ligado à incubadora porque a temos apoiado através de editais e também da gestão, pois nosso objetivo é que as empresas por ela orientadas permaneçam mais tempo no mercado”, observou Ana Tereza Neto.

Para Erick Antunes, um dos sócios da Rabbit – Rapid Access by Business Intelligence Technology, empresa que oferece soluções em tecnologias focada em desenvolvimento de software e uma das pré-incubadas da I-TEC, foi a gama de serviços e possibilidades ofertadas pela incubadora do ITP que fizeram com que o grupo optasse por ela.

“Na verdade queríamos a incubação direta, mas escolhemos a pré-incubação porque ao analisarmos a situação chegamos à conclusão de que temos deficiência no quesito administrativo, pois somos todos da área de tecnologia, e vai ser neste ponto, o do gerenciamento, que a I-TEC vai nos ajudar muito”, confessou Erick Antunes. Após as palestras de boas-vindas e de apresentação do Grupo Tiradentes, da I-TEC e do Sebrae/SE, os aprovados na seleção da incubadora tomaram posse dos espaços e assinaram os respectivos contratos.

De acordo com o Dr. Diego Menezes, o momento de surgimento destas novas empresas, mesmo sendo considerado como de crise pelo cenário econômico nacional é uma ótima oportunidade para novos negócios inovadores, pois é na crise que excelentes ideias surgem e que os melhores se destacam. “Este momento só não é propício para quem faz coisas triviais, mas para as inovadoras como as que vocês se propuseram a fazer, este é o momento certo!”, destacou.



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...