Prorrogadas as inscrições para o programa Centelha em Sergipe

16/07/2019

Foram prorrogadas as inscrições para o Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha-SE). O prazo para a inscrição foi prorrogado até o dia 20 de julho. O programa foi lançado pelo Governo do Estado, através da Fundação de Apoio à Inovação Tecnológica (Fapitec-SE), no dia 03 de junho. O Centelha-SE tem iniciativa relevante para desenvolver e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador e acelerar a geração de novos empreendimentos de base tecnológica. O programa busca criar 23 startups e capacitar empreendimentos ou processos inovadores para o desenvolvimento de bens ou serviços. Na criação das empresas, cada projeto receberá até R$ 53 mil, não reembolsáveis. A execução do projeto tem prazo de um ano.

A Fapitec solicitou a prorrogação do edital junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), como explica a Coordenadora de Inovação da Fundação, Ana Flávia Menezes. “Solicitamos a mudança, pois, os meses de junho e julho são períodos de férias, as pessoas viajam, as instituições entram em recesso. Com a prorrogação queremos proporcionar mais tempo a este público que ainda não se inscreveu", conclui.

Os projetos deverão apresentar temáticas inovadoras, a exemplo de: Automação; Biotecnologia; Design; Eletroeletrônica; Geoengenharia; Inteligência artificial; Internet das coisas; Manufatura avançada e Robótica; Mecânica e Mecatrônica; Química; Realidade aumentada; Realidade virtual e Tecnologia da Informação. De acordo com Ana Flávia Menezes, o intuito é que estas novas empresas contribuam para o desenvolvimento social, científico, tecnológico e econômico do estado de Sergipe, com atuação em áreas como a Pesca e Aquicultura; Petróleo e Gás; Agronegócio; Fabricação de Alimentos e Bebidas; Têxtil, Confecção e Calçados; Comércio e Varejo; Construção Civil; Economia do Turismo, Gastronomia, Marketing e Mídias; Eventos e Lazer; e Meio Ambiente.

COMO SE INSCREVER

As propostas ao Centelha-SE poderão ser submetidas por pessoas físicas, vinculadas ou não a empresas com até 12 (doze) meses de existência anteriores à data de publicação do edital, e faturamento bruto anual de até R$ 4.800.000, 00 (quatro milhões e oitocentos mil reais), além de serem sediadas no estado de Sergipe. Para inscrever a ideia no Centelha, Fernanda Konradt de Campos, coordenadora de projetos da Fundação CERTI, que é a executora do programa no país, diz que o participante deve acessar o site do programa (www.programacentelha.com.br), selecionar o estado, ler atentamente as regras do edital e clicar no botão de inscrições.

A coordenadora detalha o passo a passo: “Nesta primeira fase, a inscrição da ideia é bastante simples e o participante deverá responder a quatro questões-chaves: Qual é o problema que pretende resolver? Qual é a solução proposta? Qual é o seu diferencial frente ao que já existe no mercado? Quem é a equipe que irá desenvolver o negócio?”, finaliza.

A representante da Fundação Certi lembra que, para ajudar os empreendedores nessa tarefa, o Programa Centelha disponibilizou uma série de capacitações que estão abertas ao público em seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/c/ProgramaCentelha) e apresentam as principais dicas para quem quer submeter uma ideia com maiores chances de aprovação.

 

Com a mudança no prazo, as propostas poderão também serem submetidas diretamente no sistema do Centelha-SE (http://se.programacentelha.com.br) até o dia 20 de julho. Mais informações podem ser obtidas no setor de inovação da Fapitec ou pelo telefone 79 3259-3007. (Fonte: Site da Fapitec/SE)



Veja Mais

Edital de incentivo à pesquisa em educação é apresentado em videoconferência para instituições

Edital de incentivo à pesquisa em educação é apresentado em videoconferência para instituições

08/07/2020 - Lançado no dia 25 de junho, o edital do Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas em Educaç&atil...

Direitos Humanos: análise das alterações provocadas pela pandemia pretende subsidiar políticas públicas

Direitos Humanos: análise das alterações provocadas pela pandemia pretende subsidiar políticas públicas

21/05/2020 - Por Andréa Moura O novo coronavírus mudou a estrutura de vários segmentos da sociedade, não apenas os relativos...

Editada Portaria ITP Nº 01/2020 que dispõe sobre a antecipação de férias individuais.

Editada Portaria ITP Nº 01/2020 que dispõe sobre a antecipação de férias individuais.

03/04/2020 - Para ter acesso à portaria basta fazer o download do documento, clicando no link ao lado PORTARIA_ITP_N01_2020.pdf....

Pesquisadores do ITP são selecionados para bolsa PQ do CNPq

Pesquisadores do ITP são selecionados para bolsa PQ do CNPq

10/03/2020 - Após a análise dos recursos, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, na...