Iniciação Científica pode ser fator decisivo no momento de escolha da futura profissão

24/08/2020

Estar em contato com a pesquisa científica desde os primeiros anos do curso de graduação é importante para descobrir novos e futuros talentos para a ciência brasileira. Um destes exemplos é o Dr. Klebson Silva Santos, pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa no Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), onde atua em processos de separação de moléculas em alta pressão a partir de corrente gás natural, e no desenvolvimento de unidade experimental para monitoramento em linha da adsorção de moléculas alvo do gás natural.

Desde o primeiro ano do curso de Bacharelado em Biomedicina na Universidade Tiradentes, em 2008, que Dr. Klebson Santos passou a ter contato com as metodologias científicas graças ao Programa Voluntário de Iniciação Científica (Provic). A imersão na área ocorreu durante toda a graduação, período em que esteve sob a orientação da pesquisadora Dra. Francine Ferreira Padilha, do Laboratório de Biomateriais do ITP.

“Fui motivado pela produção e produtividade cientifica, principalmente pela parte de prospecção e inovação tecnológica, mas, tudo isso foi possível graças à estrutura diferenciada da Unit, bem como ao renomado corpo docente, que incentiva a interação do aluno da graduação com a pesquisa cientifica”, afirmou Dr. Klebson Santos. Em 2012, ano em que concluiu o curso em Biomedicina, começou a trabalhar como biomédico no Hospital Primavera, em Aracaju, poucos meses antes de ingressar no doutorado do Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio).

Dr. Klebson Santos

“A iniciação científica me permitiu obter, principalmente, as duas patentes que forneceram a maior parte da minha pontuação para a aprovação no doutorado, que se iniciaria no ano seguinte, em 2013”, relatou. Durante o primeiro ano de doutoramento, sob a orientação dos pesquisadores do ITP, os professores doutores Cláudio Dariva e Francine Padilha, Klebson Santos trabalhava à noite no hospital e durante o dia cursava as disciplinas. Também neste período deu início à coleta de amostras para os ensaios preliminares e ao desenvolvimento das habilidades em operação de sistemas a alta pressão. As atividades extrapolaram a rotina e, no segundo ano de doutorado, pediu demissão do hospital para dedicar-se exclusivamente à pesquisa.

“Em 2015, após conclusão da primeira etapa do doutorado, fui para Portugal realizar as caracterizações do perfil fitoquímico dos extratos de Nim (planta medicinal da minha Tese). Na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto fui supervisionado pela Profª. Dra. Beatriz Prior Pinto Oliveira. Após a aprovação da minha bolsa Capes no Programa Institucional de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE), regressei para concluir o doutorado”, contou.

Dr. Klebson Silva Santos revela que a parceira desenvolvida em Portugal, por meio do Grupo de Pesquisa do qual ainda faz parte, o permitiu concluir a segunda parte da Tese e melhorar o conhecimento em caracterização fitoquímica de extratos vegetais, em análises de atividade antioxidante e em caracterização de atividades antitumorais. Em 2019 concluiu o pós-doutoramento em Engenharia de Processos pela Unit, com bolsa Petrobras/SIGITEC.

“Graças a toda formação acadêmica obtida durante a graduação, o doutorado e o pós-doutorado e, em especial, às habilidades desenvolvidas no Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (NUESC) do ITP, sigo a carreira acadêmica como pesquisador e colaborador nos programas de mestrado e doutorado da Unit em Biotecnologia, Engenharia de Processos e Saúde e Ambiente”, finalizou. (Com informações do site da Unit, portal.unit.br )



Veja Mais

Tecido cardíaco produzido com nanopartícula de ouro pode ser alternativa para reduzir mortes por infarto

Tecido cardíaco produzido com nanopartícula de ouro pode ser alternativa para reduzir mortes por infarto

04/09/2020 - Inspirar as pessoas a ampliar horizontes por meio do desenvolvimento e da transferência do conhecimento, de tecnologias, produtos e se...

“Estar na ABIPTI é o resultado do meu amor pela ciência”

“Estar na ABIPTI é o resultado do meu amor pela ciência”

10/08/2020 - Por Andréa Moura Uma vida dedicada à Ciência, Tecnologia e Inovação, tanto como pesquisador das ár...

Webinar discute o cenário nacional da prestação de serviços ambientais

Webinar discute o cenário nacional da prestação de serviços ambientais

07/08/2020 - A Rede Nacional de Monitoramento Ambiental (Renama), que é coordenada pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e fomentada com r...

Ex-Iniciação Científica do ITP tem artigo publicado na Revista Science

Ex-Iniciação Científica do ITP tem artigo publicado na Revista Science

28/07/2020 - Por Andréa Moura Há 21 anos o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) vem auxiliando na descoberta de novos talentos para a ...