Empresas e indústrias alimentícias podem solicitar análises microbiológicas de alimentos ao ITP

05/04/2021
Marília Mendes, Biomédica Responsável Técnica do LAM
Marília Mendes, Biomédica Responsável Técnica do LAM

De acordo com a organização Pan-americana da Saúde (OPAS), anualmente, 600 milhões de pessoas adoecem em todo o mundo após a ingestão de alimentos contaminados por bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas. Desse total, 420 mil evoluem para óbito. No Brasil, é possível saber se o alimento que será levado à mesa é seguro através da realização das análises microbiológicas determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Em Sergipe, as empresas e indústrias alimentícias podem solicitar a realização dessas análises ao Laboratório de Análises Microbiológicas do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (LAM/ITP).

Ainda de acordo com a OPAS, alimentos não seguros também dificultam o desenvolvimento em muitas economias de baixa e média renda, que perdem cerca de US$ 95 bilhões em produtividade em virtude da doença, incapacidade e morte prematura sofrida pelas(os) trabalhadoras(es). “As contaminações alimentares oferecem grandes riscos à saúde humana e, dependendo da patogenicidade, podem provocar diarreia ou outros problemas de saúde que podem levar a estados graves ou até mesmo à morte. Por isso, a realização das análises microbiológicas em alimentos é extremamente importante”, declarou a Mestre em Biotecnologia Industrial e Biomédica Responsável Técnica do LAM, Marília Grazielly Almeida da Silva Mendes.

Ela explicou, também, que as empresas que fabricam alimentos ou bebidas e querem ser reconhecidas/aceitas pela ANVISA devem seguir, criteriosamente, as resoluções e regulamentações, por isso, acabam sendo as que mais recorrem aos exames laboratoriais. “A periodicidade para a realização dessas apreciações depende de cada alimento, embora o mais comum seja a análise dos lotes, ou seja, todo lote fabricado deve ser submetido ao que determina a ANVISA”, comentou a RT do LAM.

As empresas/indústrias que atuam no ramo alimentício e precisam seguir as resoluções e regulamentações dos órgãos brasileiros de vigilância e controle podem entrar em contato com o ITP, através do e-mail negocios@itp.org.br ou pelo telefone (79) 3218 2230.

DEFINIÇÕES SOBRE ALIMENTOS

De acordo com a ANVISA existem algumas definições sobre alimentos que devem ser levadas em consideração no momento das análises microbiológicas. Alimento pronto para oferta do consumidor, por exemplo, é todo aquele na forma em que será disponibilizado ao consumidor destinado à venda direta ou qualquer outra forma de distribuição, gratuita ou não. Os alimentos estáveis à temperatura ambiente são aqueles que, devido à natureza, mantêm a segurança e características originais mesmo quando armazenados em temperatura ambiente, desde que a integridade da embalagem seja mantida.

Os alimentos preparados prontos para consumo são os manipulados e preparados em serviço de alimentação, estando expostos para a venda, embalados ou não. Já os prontos para o consumo são os provenientes da indústria de alimentos, que não requerem a adição de outros ingredientes e para os quais não há indicação, previamente ao consumo, da necessidade de tratamento efetivo ou outro processo de eliminação ou de redução de micro-organismos que forneçam preocupação à saúde humana.

Veja também:

Laboratório do ITP é referência em análise de detecção da bactéria Escherichia coli em água para consumo humano



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...