ITP e Unit sediam o I Simpósio da ABIPTI

16/05/2022

O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e a Universidade Tiradentes (Unit) sediam nos dias 16 e 17 de maio, o I Simpósio da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação. Com o tema “Os Rumos da Pesquisa Tecnológica Brasileira”, membros da ABIPTI vão debater as necessidades e demandas da área, bem como propor possíveis soluções.

O encontro, que congrega as principais Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT´s) do país, vai debater sobre políticas de Ciência e Tecnologia e sugerir ações para Pesquisa e Desenvolvimento nos setores de Energia, Saúde, Indústria e Tic´s.

A ABIPTI representa os principais institutos de tecnologia do país. Com 41 anos de existência, tem como uma das funções a secretaria executiva realizando a interlocução na Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Sermos associados a ABIPTI, por meio do ITP, é uma conquista. A Universidade Tiradentes é uma instituição que preza e trabalha pela ciência e tecnologia. Daqui sairão decisões importante que podem melhorar a tecnologia e a ciência no Brasil”, enfatiza o Prof. Jouberto Uchôa, Reitor da Unit.

“Como nós sabemos, o nosso país é continental e, consequência disso, temos muitas assimetrias dentro de diversas áreas. Na ciência, na tecnologia e Inovação não é diferente.  Então, trazer a ABIPTI e o primeiro simpósio para o Nordeste é dar visibilidade a questões peculiares regionais, mas sem deixar de olhar para o aspecto nacional. Estamos discutindo ações e propondo iniciativas - nacionais e internacionais – com foco nas necessidades atuais e um planejamento para os próximos cinco anos.  A Universidade Tiradentes e o Instituto de Tecnologia e Pesquisa estão muito felizes em receber este evento de suma importância que, certamente, gerará muitos frutos positivos”, destaca doutor Diego Menezes, presidente do ITP, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit e Vice-Presidente da ABIPTI da região Nordeste.

O simpósio tem como principal objetivo fazer uma interlocução entre as mais de 150 instituições nacionais de C,T&I que congregam a associação em prol de propor soluções e em salientar quais são os principais desafios hoje para ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

“Um dos marcos desse evento é mostrar porque que vale a pena investir em ciência, tecnologia e inovação. O Brasil é capaz de produzir, de exportar capital intelectual e produtos, soluções inovadoras”, enfatiza Sra. Flaudemira Paula, Diretora Executiva da ABIPTI.

“Nesta reunião serão discutidos os rumos da ciência tecnologia e inovação para os próximos cinco anos. A ideia é que saiam propostas, a serem encaminhadas aos candidatos à presidência para que eles possam usar esses programas de governo, especialmente no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para que nós possamos avançar na nossa ciência e tecnologia, pontuou Saumíneo Nascimento, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes.

Ao final do encontro, que acontece na Universidade Tiradentes (Unit) - campus Farolândia, a ABIPTI apresentará a Carta de Aracaju com sugestões de possibilidades para melhorias nas políticas e ações de apoio e incentivo à pesquisa tecnológica nacional, como parte do esforço para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. O documento consolidado será enviado a todos os candidatos à Presidência da República e, posteriormente às eleições, aos ministros do novo governo.

De acordo com o doutor Paulo Foina, Presidente da ABIPTI, o propósito é levantar questões que possam alavancar o ambiente de pesquisa tecnológica e inovação no Brasil, em um ambiente mais leve, ágil e que atenda as reais necessidades brasileiras.

“A carta tem duas partes. A primeira mostra o contexto em que a tecnologia brasileira vive hoje. A segunda, levanta demandas sobre o que precisamos para ter um ambiente adequado. 

Precisamos de uma política tecnológica para atender a uma política industrial, para ter para atender uma necessidade de desenvolvimento socioeconômico. Sem isso, fica difícil encontrarmos um caminho correto do investimento em tecnologia. O foco não é no hoje. É preciso saber onde o Brasil quer estar nos próximos dez anos”, conclui.

 

ABIPTI

A ABIPTI é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1980 e que conta atualmente com cerca de 140 associados, intituladas “Entidades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (EPDIs)”, presentes em 27 unidades da Federação, entre entidades públicas, privadas e do terceiro setor, atuantes em diversas áreas do conhecimento e oferecendo soluções tecnológicas com alto valor agregado para os mais diversos segmentos do sistema produtivo brasileiro. Tem por missão representar e promover a participação de seus associados no estabelecimento e na execução de políticas voltadas para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

A ABIPTI se faz presente em diversos conselhos e comitês de CT&I do país, onde mantém assento, são eles: o Conselho Deliberativo do CNPq, o Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); o Conselho de Administração do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), o Comitê Gestor Nacional de Produção e Consumo Sustentáveis (MMA), os três Comitês do SIBRATEC / MCTIC (Centros de Inovação, Serviços Tecnológicos e Extensão Tecnológica), o Comitê Técnico Científico da Agência Nacional de Petróleo (COMITEC-ANP) e o Conselho do Meio Ambiente do Distrito Federal (CONAM/DF).

Em relação ao Poder Legislativo, a ABIPTI, desde 2009, atua como Secretaria Executiva da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação da Câmara dos Deputados, que tem por objetivo estimular a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação. Nessa vertente merece destaque a participação recente da Associação nas ações levadas à cabo no que tange ao aperfeiçoamento do novo Marco Legal de CT&I, onde a ABIPTI foi membro integrante dos diversos grupos de trabalho que trataram do aperfeiçoamento do marco legal de CT&I do país e que culminou na Emenda Constitucional nº 85/2015, na Lei nº 13.243/2016 e no Decreto nº 9.283/2018.

 



Veja Mais

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

11/10/2023 - O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) marca um importante passo rumo à promoção do desenvolvimento tecnológ...