99 anos do ITPS:  Presidente do ITP é homenageado com medalha ‘Professor Antônio Tavares Bragança’

22/07/2022

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) - órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e da Tecnologia (Sedetec) realizou nesta quinta-feira (21), solenidade em comemoração dos 99 anos. O evento contou com a presença de personalidades e representantes de instituições que contribuem com o cenário científico-tecnológico sergipano.

“O ITPS tem uma participação decisiva no estágio do desenvolvimento econômico do estado de Sergipe. Foi aqui que foram desenvolvidas as pesquisas mais importantes dos minerais, a exemplo do mapeamento das jazidas de calcário, que culminou com a implementação da indústria cimenteira, e das reservas de potássio e magnésio, essenciais à instalação das indústrias petroquímicas. O instituto também foi berço do ensino e da prática da química em Sergipe e se mantém até os dias atuais com a função de contribuir para a formação de novos pesquisadores e de mão de obra qualificada”, pontuou o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade

O presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, pró-reitor da Unit e vice-presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI),  Dr.Diego Menezes, foi um dos homenageados com a medalha “Professor Antônio Tavares Bragança”, pela atuação em prol do desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em Sergipe. 

Entre os órgãos agraciados pela Medalha de Incentivo à Ciência e Tecnologia ‘Professor Antônio Tavares de Bragança’ estavam o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Ministério Público de Sergipe (MPSE), Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE), Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec), Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAP).

Também foram homenageadas personalidades como o Professor Doutor Lucindo José Quintans Júnior e o Professor Doutor Lysandro Pinto Borges, pesquisadores de reconhecimento nacional e associados à Universidade Federal de Sergipe (UFS); Clemisson da Silva Araújo, químico industrial e ex-presidente do ITPS.

O evento contou com a presença do  Prof. Jouberto Uchôa, Reitor da Universidade Tiradentes, da profa. Amélia Uchôa, membro do Conselho de Administração do Grupo Tiradentes e do Vice-Presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento.


Sobre o ITPS

O ITPS foi criado em 27 de junho de 1923, no governo Graccho Cardoso, com objetivo de melhorar os métodos de produção de açúcar em Sergipe, base da economia na época, formar profissionais capacitados para introdução de formas modernas de cultivo, e orientar laboratórios e indústrias. O gestor acreditava que a intervenção da ciência era a solução dos problemas que comprometiam a produção agrícola e também a base para o progresso econômico do Estado.

Naquela época, o Instituto de Química era formado pelo Laboratório de Análises e Pesquisas e pela Escola de Química de Sergipe, que anos depois, foi transformada em Escola Superior de Química de Sergipe e tornou-se a melhor do Nordeste e a terceira mais importante do país. O ITPS foi criado logo após a fundação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo, e do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no Rio de Janeiro, sendo hoje a terceira instituição de pesquisa mais antiga do país.

Atualmente, o ITPS é uma autarquia especial vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), que tem como atividades principais a execução de serviços tecnológicos, sob a forma de ensaios e análises em água, solo, folha, alimentos, fertilizantes, calcário, areia e argila, atendendo à demanda de cidadãos em geral, assim como, de pequenos e grandes produtores rurais, empresas e indústrias de todos os portes. A instituição também é destaque na área de pesquisas, sendo importante instrumento para a execução das políticas públicas de desenvolvimento das áreas de ciência, tecnologia e inovação em Sergipe.
 

Com informações Ascom ITPS



Veja Mais

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

11/10/2023 - O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) marca um importante passo rumo à promoção do desenvolvimento tecnológ...