PEP conquista prêmios e publicações em revistas nacionais e internacionais

05/11/2015

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Universidade Tiradentes está cada vez mais consolidado no cenário do stricto sensu. O último exemplo vem do Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica, concedido pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe – Fapitec. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) do PEP/Unit receberam duas premiações.

Na categoria Pesquisador Sênior, o professor Álvaro Silva Lima, que também coordena o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Unit, foi o vencedor com o trabalho “Lipase purification using ionic liquid as adjuvant in aqueous two-phase system”. Publicado na revista Green Chemistry (A1 na Engenhairas II e com Fator de impacto de 8,02), o trabalho é fruto da tese do aluno do PEP, Ranyere Souza, orientado pelos professores Álvaro Lima e Cleide Soares, com colaboração do professor João Coutinho da Universidade de Aveiro, Portugal.

A segunda premiação veio na categoria Jovem Pesquisador. Igor Adriano Oliveira Reis foi agraciado com o trabalho “Potassium phosphate salts based aqeous two-phase system applied in the extraction of gallic acid from guava”. Fruto da tese de Igor Reis e orientado pelos professores Álvaro Lima e Cleide Soares, o trabalho tem como co-autores Andressa Campos; Patrícia Santos; Samuel Santos; Cleide Soares e Álvaro Lima, e foi publicado na revista Separation Science and Technology (A2 na Enegnharias II e com fator de impacto de 1,171).

“Os dois trabalhos são de extração e purificação de biomoléculas. No primeiro, purifica-se lipase aplicando sistemas com líquidos iônicos (uma classe de novos solventes não convencionais). Esse trabalho destaca-se pela inovação da utilização desses líquidos iônicos como adjuvantes do processo em sistemas aquosos bifásicos, primeiramente publicado em 2009 para sistemas de partição de triptofano encabeçado pelo professor João Coutinho, da Universidade de Aveiro. Agora fizemos a aplicação em sistemas mais complexos, utilizando enzimas. Já no segundo trabalho fizemos extração e purificação de ácido gálico de goiaba”, explica o professor Álvaro Lima.

 Parceria de Portugal

A parceria do PEP/Unit com a Universidade de Aveiro iniciou em 2009 com o pós-doutoramento do professor Álvaro Lima, em Portugal. “A partir daí os trabalhos em cooperação e projetos têm crescido, são em média cinco a seis artigos por ano, sem contar com os trabalhos apresentados em congressos. A discussão científica é desenvolvida no mais alto grau de inovação tecnológica e portanto o fruto é sempre muito bom”, comemora o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Universidade Tiradentes.

O professor Álvaro reforça que o PEP tem se mostrado como um grupo forte na área, pela aprovação de projetos e conversão destes em artigos e patentes. “A premiação dos trabalhos coroa essa trajetória. Temos seguidamente conquistado o topo da premiação em Sergipe, quer como Pesquisador Sênior, quer como Jovem Pesquisador. Reconhecimento de uma longa trajetória que inicia na preparação do projeto, treinamento de alunos, aquisição de material, realização de experimentos, confecção de relatórios, prestação de serviços e por fim a redação do artigo”, avalia.

Outros prêmios do PEP

Além de cinco prêmios da Fapitec destaca-se a premiação da Patente Verde de 2013 pelo World Intelectual Property Organization, melhor trabalho em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia no Congresso Brasileiro de Engenharia Química COBEQ 2014. (Matéria publicada no site da Unit)



Veja Mais

Edital de incentivo à pesquisa em educação é apresentado em videoconferência para instituições

Edital de incentivo à pesquisa em educação é apresentado em videoconferência para instituições

08/07/2020 - Lançado no dia 25 de junho, o edital do Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas em Educaç&atil...

Direitos Humanos: análise das alterações provocadas pela pandemia pretende subsidiar políticas públicas

Direitos Humanos: análise das alterações provocadas pela pandemia pretende subsidiar políticas públicas

21/05/2020 - Por Andréa Moura O novo coronavírus mudou a estrutura de vários segmentos da sociedade, não apenas os relativos...

Editada Portaria ITP Nº 01/2020 que dispõe sobre a antecipação de férias individuais.

Editada Portaria ITP Nº 01/2020 que dispõe sobre a antecipação de férias individuais.

03/04/2020 - Para ter acesso à portaria basta fazer o download do documento, clicando no link ao lado PORTARIA_ITP_N01_2020.pdf....

Pesquisadores do ITP são selecionados para bolsa PQ do CNPq

Pesquisadores do ITP são selecionados para bolsa PQ do CNPq

10/03/2020 - Após a análise dos recursos, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, na...