No período de 12 a 14 de novembro de 2018 acontece, em Aracaju, no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes, a terceira edição do Encontro Brasileiro de Pesquisadoras e Pesquisadores pela Justiça Social – EABRAPPS 2018, evento que conta com o apoio do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP (Veja a programação completa acessando o link https://eventos.unit.br/eabrapps ). O tema central do encontro deste ano é: “Diáspora e Migrações Contemporâneas”, que busca problematizar o tema da justiça social sob a ótica das demandas e reflexões provocadas pelos sujeitos que protagonizam os movimentos populacionais em âmbito local, nacional e internacional. O movimento de pessoas ao redor do planeta não é um fenômeno recente, entretanto, parece hoje mais acelerado que em qualquer outra época, e tem suscitado em muitas sociedades questões de amplo interesse, seja no campo econômico, político ou social.
O Brasil também vive uma onda expressiva de imigração e nos últimos anos tem visto entrar no território um elevado número de cidadãos estrangeiros oriundos, sobretudo, de países da América Latina e Caribe. Nesse cenário, o Senado Federal aprovou, no primeiro semestre de 2017, a nova Lei de Migração que substitui o Estatuto do Estrangeiro. Ademais, os movimentos populacionais internos, seja do campo para as cidades, seja do Norte para o Sul do país, ou de um Estado para outro ainda configuram características importantes da dinâmica demográfica do Brasil contemporâneo.
Assim, o EABRAPPS 2018 – “Diáspora e Migrações Contemporâneas” - justifica-se pela relevância e atualidade da temática que tem, historicamente, provocado debates em todos os setores da sociedade brasileira e mundial. Portanto, cremos que se faz necessário promover e discutir as mudanças que o fenômeno da mobilidade humana causa nos locais de origem e de destino e, também, nos sujeitos por ele afetados direta ou indiretamente, com o público-alvo do evento: a comunidade científica em geral, órgãos governamentais, instituições e organizações sociais, órgãos do sistema de justiça, professores, estudantes e militantes sociais.