COLACRO 2019 é iniciado

16/07/2019

Cerca de 400 pessoas estão participando ativamente da programação do XVII Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionadas – COLACRO 2019, que acontece em Aracaju, no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes, até a próxima sexta-feira, 19 de julho. “Reunimos os mais renomados pesquisadores da área de cromatografia, tanto nacional quanto internacional, e conseguimos montar um programa científico do mais alto nível. Por isso, o conselho que damos aos participantes é que aproveitem, ao máximo, tudo o que for debatido nestes dias de COLACRO”, declarou a Dra. Elina Bastos Caramão, pesquisadora do ITP e presidente do comitê local do evento.

Ao longo de 34 anos de existência esta é a primeira vez que o congresso ocorre em uma cidade do Nordeste do Brasil. A última edição (2016) foi realizada em Portugal e o sucesso do evento marcou, positivamente, outra mudança histórica do COLACRO: a de levar as discussões sobre cromatografia para um país fora do “bloco” da América Latina.

A manhã da última segunda-feira (15/07) foi marcada pela entrega de duas medalhas: a CIOLA 2019 e a COLACRO. A primeira foi concedida ao Prof. Dr. Fábio Augusto, da UNICAMP, em reconhecimento pelo desenvolvimento e disseminação da cromatografia no Brasil e pelas excelentes contribuições para a ciência. Esta medalha já foi concedida a outros cientistas brasileiros e tem o sobrenome da primeira pessoa a projetar e construir, comercialmente, cromatógrafos na América Latina: Remolo Ciola, ex-professor da Escola de Engenharia Mauá e do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Dr. Philip Marriot recebe a medalha COLACRO

A segunda medalha, que tem o nome do evento, foi entregue pela Dra. Elina Caramão ao Prof. Dr. Philip Marriott (Austrália) pela expressiva participação no desenvolvimento da cromatografia no Brasil e na América Latina. “Sinto-me muito honrada em poder, em nome de toda a comissão organizadora do COLACRO, entregar esta homenagem para alguém que muito colabora para a nossa área”, declarou a pesquisadora. O presidente do ITP e Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, Dr. Diego Menezes, fez questão de parabenizar toda a equipe organizadora do Congresso pelo empenho em trazê-lo para Sergipe, pois, além das discussões científicas de alto nível que estão ocorrendo, o evento é a oportunidade de fazer com que o Estado seja conhecido no cenário nacional e internacional.

Para o professor Jouberto Uchôa, a realização de tão importante evento em Aracaju, ainda mais nas dependências da Unit é algo que o deixa feliz, principalmente porque a Universidade Tiradentes é uma instituição que valoriza a pesquisa científica, tecnológica e a inovação, pois, é através delas que o desenvolvimento do país pode ser impulsionado. “Os senhores estão reunidos aqui para contribuir para a melhoria do mundo, assim como nós, da Unit, fazemos. Vencemos fronteiras quando o assunto é conhecimento, por isso, instalamos uma unidade em Boston, nos Estados Unidos, e temos convênio com mais de 60 universidades em 17 países, porque o nosso compromisso é com a qualidade da educação que fornecemos”, declarou o presidente do Conselho Curador do ITP.

A conferência de abertura oficial do congresso foi realizada na manhã da segunda-feira pelo Dr. Philip Marriott, que falou sobre “Is portable GC-MS a suitable technology for bio-prospecting in a natural-product-rich emerging economy? Em seguida ocorreram as plenárias com os Drs. Milton Lee (USA) e Fernando Mauro Lanças, da USP. Concomitante ao COLACRO estão sendo realizados o Simpósio Nacional de Cromatografia (SIMCRO 2019) e o Workshop em Avanços Recentes no Preparo de Amostras (WARPA 2019). As principais empresas do setor também estão no evento apresentando seminários e os novos produtos da área disponibilizados no mercado mundial. O COLACRO 2019 foi organizado pelas Universidades Tiradentes, Federal de Sergipe e Federal do Rio Grande do Sul, e conta com o apoio do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), do Instituto Internacional de Cromatografia e da Associação Brasileira de Engenharia Química.



Veja Mais

Direitos Humanos: análise das alterações provocadas pela pandemia pretende subsidiar políticas públicas

Direitos Humanos: análise das alterações provocadas pela pandemia pretende subsidiar políticas públicas

21/05/2020 - Por Andréa Moura O novo coronavírus mudou a estrutura de vários segmentos da sociedade, não apenas os relativos...

Editada Portaria ITP Nº 01/2020 que dispõe sobre a antecipação de férias individuais.

Editada Portaria ITP Nº 01/2020 que dispõe sobre a antecipação de férias individuais.

03/04/2020 - Para ter acesso à portaria basta fazer o download do documento, clicando no link ao lado PORTARIA_ITP_N01_2020.pdf....

Pesquisadores do ITP são selecionados para bolsa PQ do CNPq

Pesquisadores do ITP são selecionados para bolsa PQ do CNPq

10/03/2020 - Após a análise dos recursos, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, na...

ITP é contemplado com bolsas PBIC da Fapitec/SE

ITP é contemplado com bolsas PBIC da Fapitec/SE

05/03/2020 - Os doutores Francisco Prado Reis, Laiza Canielas Krause, Cláudia Moura de Melo, Manuela Souza Leite e Cleide Mara Faria Soares tivera...