Mestranda do LNMEd/ITP é contemplada com bolsa para intercâmbio internacional

31/01/2017

Mais uma orientanda do pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, o Prof. Dr. Luiz Pereira da Costa, foi contemplada em um concurso nacional que proporcionará a ela intercâmbio de seis meses fora do país. Ethe Costa é aluna do mestrado em Biotecnologia Industrial da Universidade Tiradentes, com bolsa pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e está desenvolvendo pesquisas para criar um bionsensor eletroquímico para a glicose, dispositivo para ser usado em ambiente hospitalar e que poderá também ser utilizado para sensoriar outros fatores biológicos como RNA e dopamina.

Em 2016, a doutoranda Camila Dantas, também orientanda do Prof. Dr. Luiz Pereira, foi escolhida pela Organização Internacional para Pesquisa em Neurociência (IBRO) para intercâmbio de seis meses em Buenos Aires/Argentina. “A gente quer desenvolver um material para ser incorporado a um dispositivo eletrônico para detecção de índices de glicose ou outros índices biológicos, que devem ser testados ao longo deste projeto ou estendido a outros”, comentou o pesquisador.

Ethe Costa foi a única contemplada pelo programa Santander Universidades em Sergipe na categoria Pós Graduação. Ela faz parte do grupo dos 100 selecionados, dentre os mais de 23 mil inscritos no país, e fará o intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal, junto à professora doutora Eulália Pereira, que trabalha com nanopartículas de ouro.

Segundo o professor Luiz Pereira, “essa parceria vai ser importante por vários aspectos, dentre eles, por estreitar as relações entre as duas universidades, fortalecer o processo de internacionalização e, ainda, porque em Portugal, ao contrário do Brasil, existe a tradição de um produto sair da ambiência acadêmica, do laboratório, pronto para ser inserido no mercado”. O Prof. Luiz ainda ressaltou que ele e os pesquisadores do Laboratório de Nanotecnologia e Nanomedicina do ITP (LNMed/ITP) já possuem parceria com pesquisadores de outras universidades portuguesas, espanholas e francesas.

E o Prof. Dr. Luiz Pereira da Costa reconhece a importância do convênio entre o Instituto de Tecnologia e Pesquisa e a Universidade Tiradentes, “Sem o Instituto a pesquisa não acontece, pois ele é o nosso centro base onde todos os experimentos ‘ganham vida’. “É aqui onde se dá a pesquisa da Pós Graduação da Unit, ou seja, sem a estrutura laboratorial que recebemos não seria possível desenvolver a pesquisa seja em nível de Iniciação Científica, Graduação ou Pós graduação”, enfatizou.

Ainda de acordo com o Dr. Luiz Pereira, Ethe Costa é graduada em Física, escolheu o mestrado em Biotecnologia Industrial por desejar aplicar os conhecimentos adquiridos na área da saúde e tem se destacado nos trabalhos desenvolvidos.



Veja Mais

Sergipe terá novo parque tecnológico: Tiradentes TechPark

Sergipe terá novo parque tecnológico: Tiradentes TechPark

30/04/2025 - Sergipe contará com um novo parque tecnológico já em 2025. O Tiradentes TechPark, com sede no Campus Farolândia, ...

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024 | RESULTADO FINAL

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024 | RESULTADO FINAL

15/04/2025 - ITP Divulga Municípios Selecionados para Projeto Laboratório de Gestão Pública em Parceria com Governo Federal ...

COMUNICADO DE REABERTURA DO PRAZO DE INSCRIÇÃO O INSTITUTO DE TECNOLOGIA E PESQUISA – ITP

COMUNICADO DE REABERTURA DO PRAZO DE INSCRIÇÃO O INSTITUTO DE TECNOLOGIA E PESQUISA – ITP

20/03/2025 - EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024 COMUNICADO DE REABERTURA DO PRAZO DE INSCRIÇÃO O INSTITUTO DE TECNOLOGIA ...

Professores da Unit se destacam entre pesquisadores de influência internacional

Professores da Unit se destacam entre pesquisadores de influência internacional

13/03/2025 - A Universidade Tiradentes (Unit) volta a se destacar por ter em seus quadros alguns dos cientistas mais influentes do mundo. São 18 p...