Dra. Cristiane Porto, pesquisadora da área de Educação, assume a coordenação do CA de Divulgação Científica do CNPq

27/07/2020

Há menos de dois anos integrando o Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, a Professora Doutora Cristiane Porto, pesquisadora do ITP e docente da Universidade Tiradentes, foi promovida a coordenadora do Comitê. Ela, que já era a única representante de uma Instituição de Ensino Superior particular a integrar o CA, similarmente, passa ter o mérito de ser a única do segmento a assumir uma coordenação.

Dentre as atribuições de um coordenador de CA estão: supervisionar, com o auxílio dos membros do Comitê e da área técnica, a designação de consultores ad hoc para cada demanda; acompanhar os pareceres destes consultores verificando se são “sólidos” e assegurar que os pareceres finais do Comitê sejam claros e consistentes. Enquanto membro do CA, cujo mandato seria encerrado no mês de julho do ano que vem (2021), Dra. Cristiane Porto teve como missão analisar e debater com os demais membros, sempre ao final de cada chamada, os projetos submetidos e o mérito que cada um possuía, trabalho que é realizado, em média, quatro vezes durante o ano. E foi, justamente, pela dedicação demonstrada ao longo desses quase dois anos integrando o Comitê de Assessoramento, que a pesquisadora do ITP foi eleita, pelo CNPq, para a coordenação.

“O CA de Divulgação Científica atua na perspectiva de analisar o mérito de cada projeto enviado e como este se enquadra na área, como pode colaborar para o fortalecimento e crescimento da mesma. Quando um docente/pesquisador assume um cargo desse nível demonstra que a Instituição da qual ele faz parte tem, em seu quadro funcional, profissionais comprometidos com a pesquisa científica e com a manutenção da seriedade das agências de fomento. Serve, ainda, para dar maior visibilidade à Instituição fazendo-a melhor conhecida no contexto nacional”, declarou a Dra. Cristiane Porto.

SOBRE A PESQUISADORA

Cristiane de Magalhães Porto é doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, com pós-doutorado em Educação pela Universidade do Rio de Janeiro. No Instituto de Tecnologia e Pesquisa atua na área de Educação e desenvolve pesquisas nas seguintes linhas: “Educação e Comunicação”, “Memória Literária de Feira de Santana”, “Informação e Representação da Informação”, “Projeto Banco de Dados Temático – Tempus” e “Cultura Científica e Internet”.

É bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq; professora PPG II – I da Universidade Tiradentes, sendo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Comunicação Social. Atualmente, está diretora da Editora Universitária Tiradentes – Edunit - e é líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq). Dedicada ao estudo da Cibercultura, da disseminação e divulgação da ciência em suporte on-line e impresso, Dra. Cristiane Porto é associada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (AnPED) e à Associação Brasileira de Cibercultura (ABCiber), além de ser membro efetivo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no Comitê Brasileiro 14 – Informação e Documentação.

É, ainda, suplente do Conselho Fiscal da Associação Brasileira das Editoras Universitárias; revisora ad hoc da Editora da Universidade Federal da Bahia e membro associado da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC). No ano de 2015 o livro ‘Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar’, organizado por Dra. Cristiane Porto e pela Dra. Edméa Santos ficou entre os 10 finalistas na área de Educação do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, criado em 1959 e concedido pela Câmara Brasileira do Livro.



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...