Dra. Cristiane Porto, pesquisadora da área de Educação, assume a coordenação do CA de Divulgação Científica do CNPq

27/07/2020

Há menos de dois anos integrando o Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, a Professora Doutora Cristiane Porto, pesquisadora do ITP e docente da Universidade Tiradentes, foi promovida a coordenadora do Comitê. Ela, que já era a única representante de uma Instituição de Ensino Superior particular a integrar o CA, similarmente, passa ter o mérito de ser a única do segmento a assumir uma coordenação.

Dentre as atribuições de um coordenador de CA estão: supervisionar, com o auxílio dos membros do Comitê e da área técnica, a designação de consultores ad hoc para cada demanda; acompanhar os pareceres destes consultores verificando se são “sólidos” e assegurar que os pareceres finais do Comitê sejam claros e consistentes. Enquanto membro do CA, cujo mandato seria encerrado no mês de julho do ano que vem (2021), Dra. Cristiane Porto teve como missão analisar e debater com os demais membros, sempre ao final de cada chamada, os projetos submetidos e o mérito que cada um possuía, trabalho que é realizado, em média, quatro vezes durante o ano. E foi, justamente, pela dedicação demonstrada ao longo desses quase dois anos integrando o Comitê de Assessoramento, que a pesquisadora do ITP foi eleita, pelo CNPq, para a coordenação.

“O CA de Divulgação Científica atua na perspectiva de analisar o mérito de cada projeto enviado e como este se enquadra na área, como pode colaborar para o fortalecimento e crescimento da mesma. Quando um docente/pesquisador assume um cargo desse nível demonstra que a Instituição da qual ele faz parte tem, em seu quadro funcional, profissionais comprometidos com a pesquisa científica e com a manutenção da seriedade das agências de fomento. Serve, ainda, para dar maior visibilidade à Instituição fazendo-a melhor conhecida no contexto nacional”, declarou a Dra. Cristiane Porto.

SOBRE A PESQUISADORA

Cristiane de Magalhães Porto é doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, com pós-doutorado em Educação pela Universidade do Rio de Janeiro. No Instituto de Tecnologia e Pesquisa atua na área de Educação e desenvolve pesquisas nas seguintes linhas: “Educação e Comunicação”, “Memória Literária de Feira de Santana”, “Informação e Representação da Informação”, “Projeto Banco de Dados Temático – Tempus” e “Cultura Científica e Internet”.

É bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq; professora PPG II – I da Universidade Tiradentes, sendo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Comunicação Social. Atualmente, está diretora da Editora Universitária Tiradentes – Edunit - e é líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq). Dedicada ao estudo da Cibercultura, da disseminação e divulgação da ciência em suporte on-line e impresso, Dra. Cristiane Porto é associada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (AnPED) e à Associação Brasileira de Cibercultura (ABCiber), além de ser membro efetivo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no Comitê Brasileiro 14 – Informação e Documentação.

É, ainda, suplente do Conselho Fiscal da Associação Brasileira das Editoras Universitárias; revisora ad hoc da Editora da Universidade Federal da Bahia e membro associado da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC). No ano de 2015 o livro ‘Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar’, organizado por Dra. Cristiane Porto e pela Dra. Edméa Santos ficou entre os 10 finalistas na área de Educação do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, criado em 1959 e concedido pela Câmara Brasileira do Livro.



Veja Mais

“Estar na ABIPTI é o resultado do meu amor pela ciência”

“Estar na ABIPTI é o resultado do meu amor pela ciência”

10/08/2020 - Por Andréa Moura Uma vida dedicada à Ciência, Tecnologia e Inovação, tanto como pesquisador das ár...

Webinar discute o cenário nacional da prestação de serviços ambientais

Webinar discute o cenário nacional da prestação de serviços ambientais

07/08/2020 - A Rede Nacional de Monitoramento Ambiental (Renama), que é coordenada pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e fomentada com r...

Ex-Iniciação Científica do ITP tem artigo publicado na Revista Science

Ex-Iniciação Científica do ITP tem artigo publicado na Revista Science

28/07/2020 - Por Andréa Moura Há 21 anos o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) vem auxiliando na descoberta de novos talentos para a ...

Pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa passa a integrar CA de Engenharia Química do CNPq

Pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa passa a integrar CA de Engenharia Química do CNPq

23/07/2020 - Uma consulta feita à comunidade científico-tecnológica brasileira escolheu o Prof. Dr. Claudio Dariva, pesquisador do I...