Abertas inscrições para os interessados em fazer parte da Incubadora de Empresas do ITP

24/04/2017

O empreendedor que está iniciando no mundo dos negócios, e precisa de consultoria técnica especializada para que o investimento deslanche e gere bons resultados é o candidato ideal a uma vaga na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITEC/ITP). Até o dia 20 de abril está aberto o processo seletivo para 18 novos parceiros, sendo dez vagas na modalidade pré-incubação residente e oito na modalidade residente. Os interessados em participar da seleção devem fazer a inscrição através do site www.itecse.org onde também está disponibilizado o edital 01/2017.

O objetivo da ITEC é apoiar empreendedores no desenvolvimento de inovações e estimular a agregação de valor ao empreendimento convencional, de uma forma que ele incorpore diferencial tecnológico em relação à concorrência, proporcionando oportunidades de negócios com perspectivas mercadológicas. São ainda objetivos da ITEC estimular o surgimento de novos empreendimentos de base tecnológica associados a setores dinâmicos da economia, e possibilitar uma maior aproximação entre o meio acadêmico e o empresarial através do estímulo ao surgimento de spin-offs acadêmicos e aos processos de transferência de tecnologia.

As propostas enviadas para a seleção deverão visar o desenvolvimento de produtos e processos inovadores em consonância com os objetivos da Incubadora e nas seguintes áreas de atuação: Tecnologias da Informação e Comunicação; Biotecnologia; Meio Ambiente; Mecatrônica; Microeletrônica; Tecnologia de Novos Materiais; Tecnologia Fármaco-Química; Tecnologia de Alimentos; Energia; Saúde e Economia Criativa e Social.

Outras áreas também poderão ser apresentadas pelos proponentes e serão avaliadas pela comissão de seleção. As propostas apresentadas serão avaliadas conforme os seguintes critérios: possuir caráter inovador; viabilidade financeira; viabilidade técnica; conhecimento do mercado de atuação; equipe e cooperação (apoio de empresa existente ou Instituição de Ciência de Tecnologia).

Além de toda a consultoria oferecida pela ITEC os selecionados neste edital terão acesso à infraestrutura da Universidade Tiradentes como estacionamento, biblioteca, restaurantes, copiadora, segurança e limpeza; facilidade no acesso aos produtos e serviços oferecidos pelo SEBRAE/SE, quando disponíveis; acesso a pesquisadores e tecnologistas do ITP, e professores da UNIT que possam colaborar no desenvolvimento e/ou aprimoramento tecnológico dos produtos/serviços e formação de parcerias técnicas, mediante disponibilidade.

Também poderão, sob avaliação e supervisão da ITEC e ITP, ter acesso às redes de contatos das instituições parceiras e à Agência de Gestão da Inovação e Transferência de Tecnologia para registro de propriedade industrial, acesso a informações tecnológicas e mercadológicas, e elaboração de contratos de venda de tecnologias.

De acordo com Thyara Merlo, gerente da Incubadora de Empresas do ITP, a ITEC é um ambiente de transformação, onde ideias ganham vida e projetos se tornam viáveis. “Inovar e constituir uma startup não são tarefas fáceis, requerem planejamento e engajamento. A Incubadora dá condições para que negócios se desenvolvam com mais segurança frente às incertezas, riscos e dificuldades que são inerentes ao cenário e às características que possui, em especial por contar com diversas expertises e o apoio institucional da Universidade Tiradentes e do Instituto de Tecnologia e Pesquisa” declarou.

SOBRE A ITEC

Criada em 2004, a Incubadora de Empresas do ITP recebeu o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Sergipe (SEBRAE/SE), do Banco do Nordeste e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para a operacionalização. Em 2016 ela recebeu nova infraestrutura e naquele ano foram selecionadas cinco empresas, duas na modalidade incubação e três na pré-incubação. A ITEC trabalha com o modelo CERNE de Gestão de Incubadoras, o que requer certificação pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC, uma das mais conceituadas instituições de apoio a novos empreendimentos do Brasil. A certificação CERNE é apoiada pelo SEBRAE.

O processo de seleção possui duas etapas: a primeira para conferência dos documentos e aderência às áreas de atuação da ITEC, e a segunda para a apresentação de um Pitch. E visando auxiliar os interessados em fazer parte da ITEC, a incubadora vai oferecer, gratuitamente, oficinas de elaboração do Business Model Canvas e de apresentação de Pitch para os participantes do processo seletivo, conforme descrito no edital. Os interessados no certame podem dirimir as dúvidas existentes através do telefone 3218 2191 ou pelo e-mail itec@itp.org.br



Veja Mais

Sergipe terá novo parque tecnológico: Tiradentes TechPark

Sergipe terá novo parque tecnológico: Tiradentes TechPark

30/04/2025 - Sergipe contará com um novo parque tecnológico já em 2025. O Tiradentes TechPark, com sede no Campus Farolândia, ...

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024 | RESULTADO FINAL

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024 | RESULTADO FINAL

15/04/2025 - ITP Divulga Municípios Selecionados para Projeto Laboratório de Gestão Pública em Parceria com Governo Federal ...

COMUNICADO DE REABERTURA DO PRAZO DE INSCRIÇÃO O INSTITUTO DE TECNOLOGIA E PESQUISA – ITP

COMUNICADO DE REABERTURA DO PRAZO DE INSCRIÇÃO O INSTITUTO DE TECNOLOGIA E PESQUISA – ITP

20/03/2025 - EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2024 COMUNICADO DE REABERTURA DO PRAZO DE INSCRIÇÃO O INSTITUTO DE TECNOLOGIA ...

Professores da Unit se destacam entre pesquisadores de influência internacional

Professores da Unit se destacam entre pesquisadores de influência internacional

13/03/2025 - A Universidade Tiradentes (Unit) volta a se destacar por ter em seus quadros alguns dos cientistas mais influentes do mundo. São 18 p...