Órgão federal de controle reconhece excelência das análises do ITP e renova a Acreditação

05/03/2021
Equipamento ICP-OES utilizado para a determinação de metais em água, efluentes e solos
Equipamento ICP-OES utilizado para a determinação de metais em água, efluentes e solos

Por Andréa Moura

A Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro renovou, por mais dois anos, o Escopo de Acreditação do Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (LEA/ITP) para análises e ensaios de matrizes do Meio Ambiente, de acordo com a ABNT NBR ISSO/IEC 17025:2017, normativa que regulamenta os parâmetros de análises para obtenção da acreditação federal, após rigoroso processo. O selo de Acreditação CGCRE só é fornecido aos laboratórios após exigente auditoria realizada pelo órgão federal de controle, e atesta a competência técnica da entidade para a realização de ensaios e calibrações. O ITP é uma unidade do Grupo Tiradentes localizada em Aracaju/SE, criada há 22 anos e vocacionada, exclusivamente, para a pesquisa científica, tecnológica e inovação, que também presta serviços em diversas áreas, dentre elas, a ambiental.

“A renovação da Acreditação é uma importante conquista para nós do ITP, bem como para os nossos clientes e o estado de Sergipe, pois, é a certeza de que localmente possuímos uma instituição que atende às demandas ambientais através de análises laboratoriais com imparcialidade e confidencialidade; que utilizamos os métodos validados nacional e internacionalmente; além de termos rastreabilidade dos resultados, grandes diferenciais de qualidade que exigem acentuados investimentos. Enfim, é a garantia que damos aos nossos usuários, sejam pessoa física ou empresas, de que temos excelência no serviço que ofertamos”, declarou o presidente do ITP, Dr. Diego Menezes.

Dentre os vários serviços oferecidos pelo LEA/ITP estão as análises físico-químicas, cromatográficas gasosas e líquidas e por ICP-OES de diversas matrizes ambientais, a exemplo da água e do solo. Saber se a água que está sendo fornecida para a população em diversos locais, como escolas e hospitais, é de boa qualidade é possível por meio de análises laboratoriais como as realizadas pelo ITP, a exemplo das análises de água tratada, bruta, para consumo humano e residual; análise de contaminação por metais tanto na água quanto no solo; amostragem em rios, nascentes, poços, represas e sistemas alternativos de abastecimento público, das residências e/ou prédios, dentre outros.

O LEA/ITP também realiza a análise e amostragem em Estações de Tratamento de Águas, redes de distribuição e sistemas alternativos de abastecimento público, além de fazer amostragem em redes de captação de Estações de Tratamento de Efluentes, tanques sépticos e redes de esgoto. Aliás, a análise de efluentes é outro importante serviço prestado pelo ITP para diversas empresas e indústrias instaladas ou não em Sergipe, e que precisam apresentar aos órgãos de controle e fiscalização resultados de análises dentro do que determinam as Resoluções 357, 396 e 460 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

De maneira geral, estas resoluções tratam sobre as classificações dos corpos de água e diretrizes ambientais para o enquadramento destes, além de estabelecer condições, parâmetros e padrões para a gestão do lançamento de efluentes em corpos de águas receptores.

ÁGUA, SANEAMENTO E BEM-ESTAR

O cumprimento das resoluções CONAMA citadas no texto é uma questão de saúde pública, como aponta a organização Água das Nações Unidas. Segundo ela, 829 mil pessoas morrem, anualmente, por doenças causadas diretamente por água insegura, saneamento e práticas de higiene inadequados. A entidade da ONU também estima que, atualmente, 50% da desnutrição infantil esteja associada à água contaminada, saneamento inadequado e higiene precária.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 2,2 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços de água potável e 4,2 bilhões a serviços de saneamento gerenciados de forma segura. No Brasil, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), mais de 17 milhões de pessoas não têm acesso a água potável, porém, apesar disso, o principal desafio do País é a qualidade e não a quantidade.



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...