Diretores do SergipeTec conhecem parque tecnológico do ITP

13/04/2021
Dr. Diego Menezes e Brenno Barreto
Dr. Diego Menezes e Brenno Barreto

Conhecer as potencialidades do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e vislumbrar novas parcerias de trabalho. Este foi o objetivo principal da visita institucional realizada pelo presidente e pelo diretor Administrativo-Financeiro do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Brenno Barreto e Thiago Figueiredo, à unidade de pesquisa científica, tecnologia e inovação do Grupo Tiradentes. Os dirigentes do SergipeTec foram recebidos pelo presidente do ITP, Dr. Diego Menezes, que fez questão de apresentar as áreas de atuação e os laboratórios do Instituto - explicando a vocação de cada um deles -, além de comentar sobre as parceiras/convênios estabelecidas com empresas, outros institutos de pesquisa e universidades do Brasil e de outros países.

As patentes depositadas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e os produtos tecnológicos desenvolvidos pelos pesquisadores do ITP foram dois pontos bastante discutidos e que impressionaram, positivamente, os visitantes. Um exemplo de case de sucesso apresentado por Dr. Diego Menezes foi o Ziclague®, primeiro medicamento fitoterápico brasileiro genuinamente nordestino, usado para combate e controle da espasticidade muscular, cuja tecnologia fora desenvolvida no ITP e transferida para a indústria farmacêutica Hebron, de Pernambuco. O medicamento já é comercializado em todos os Estados do País e está sendo negociado para entrar no mercado da comunidade europeia.

Outro ponto de destaque durante a visita foi o novo laboratório do Instituto, fruto da parceria com a petrolífera portuguesa Petrogal/Galp, que resultou na montagem de um centro com equipamentos de última geração, importados da França, para a realização de pesquisas na área de petróleo e gás, o que representa um avanço para a área em Sergipe. Com esta nova unidade, que integra o Núcleo de Estudos Coloidais do ITP (NUESC/ITP), será possível fazer toda a análise do petróleo extraído, desde o reservatório, ainda dentro da rocha, até a produção. Desta forma será possível prever, dentre outras coisas, problemas que poderão impactar a capacidade produtiva do campo petrolífero. Toda a nova estrutura será colocada à disposição da sociedade através da prestação de serviços, dentre elas, medição fiscal de produção de óleo e gás; caracterizações físico-químicas de óleo, e comportamento de fases de petróleo em condições de reservatório.

Da esquerda para a direita: Dr. Cláudio Dariva - pesquisador do ITP -, Brenno Barreto, Dr. Diego Menezes e Thiago Figueiredo

“O estreitar de laços entre antigos parceiros, como é o caso do Sergipe Parque Tecnológico e o Instituto de Tecnologia e Pesquisa, é muito importante. Ficamos encantados com absolutamente tudo o que vimos e passamos a conhecer do ITP, desde a qualidade do parque tecnológico à excelência dos pesquisadores. Acredito que toda a proximidade entre as instituições de pesquisa existentes no Estado seja não apenas salutar, mas necessária, para que o setor avance cada vez mais em Sergipe”, declarou o presidente do SergipeTec, Brenno Barreto.

Para ele, dentre os produtos tecnológicos que mais lhe chamaram a atenção estão o Ziclague® e as membranas para aceleração da cura das feridas do pé diabético. “Realmente esses dois produtos tecnológicos me deixaram impressionados, principalmente por serem soluções tecnológicas desenvolvidas aqui em Sergipe, para problemas que atingem uma parte considerável da população tanto no Brasil, quanto no mundo”, frisou.

A visita dos membros da direção do SergipeTec foi comemorada pelo presidente do ITP. “É sempre uma honra receber nossos parceiros, pois, momentos como este servem tanto para apresentar o Instituto e todo o nosso know-how, quanto para estreitar relacionamentos e vislumbrarmos, juntos, novas possibilidades de contribuição para o desenvolvimento do Estado por meio da pesquisa científica, tecnológica e inovação”, ressaltou Dr. Diego Menezes.



Veja Mais

Homenagem ao Dia das Mães

Homenagem ao Dia das Mães

07/05/2021 - “Na visão deles, nós somos as melhores mães do mundo”   A gerente de projetos do ITP, Alene Vanessa ...

Micro-organismos do manguezal podem ser usados para remediação de áreas contaminadas

Micro-organismos do manguezal podem ser usados para remediação de áreas contaminadas

15/04/2021 - Por Andréa Moura É comum, para uma grande parte da população brasileira, imaginar que área de manguezal ...

Pesquisa do ITP visa promover a regeneração medular e devolver ao paciente a capacidade motora

Pesquisa do ITP visa promover a regeneração medular e devolver ao paciente a capacidade motora

14/04/2021 - Por Andréa Moura No ano de 2019, o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos de Via Terrestre (Seguro DPVAT) pagou 353.2...

Bioativos encontrados na palma forrageira podem auxiliar no tratamento contra cânceres

Bioativos encontrados na palma forrageira podem auxiliar no tratamento contra cânceres

07/04/2021 - Em novembro de 2017, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Cent...