ITP recebe doutorando da UFRJ para ampliação de pesquisa relacionada à caracterização de petróleo

14/12/2021

O doutorando, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rafael Nascimento, escolheu o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), em Aracaju (SE), para ampliar os estudos na área de engenharia química, com foco na caracterização de petróleo e termodinâmica.

 Uma parceria interinstitucional (ITP/UFRJ) possibilitou ao pesquisador, acesso ao Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (NUESC), do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, que possui um grande acervo de óleos, construído ao longo de quase 20 anos. A partir dessas espécies foi possível expandir o foco inicial do ensaio que estuda a estabilidade e compatibilidade por meio da solubilidade dos óleos, mediante o estudo do asfalteno. 

 “No início do trabalho, a ideia era caracterizar cinco óleos, mas me deparei com outros óleos que apresentavam características diferentes. Com isso, acrescentei novas análises, o que mudou e melhorou a expectativa do estudo”, salienta Rafael.

 O doutorando explica que o resultado da investigação pode representar a solução de problemas que afetam a indústria do petróleo.

 “O asfalteno é um grupo de moléculas complicadas e que, na indústria, levam à precipitação, ao entupimento de tubos. Então, se pudermos compreender o momento em que o asfalteno pode começar a precipitar, ou seja, ter um modelo para prever esse estado, vamos evitar danos. Porque uma parada de planta para fazer a desobstrução de uma tubulação leva tempo e dinheiro”, considera.

 “Uma das principais características dos programas de pós-graduação avançados é a colaboração entre grupos de pesquisa. O ITP possui uma excelente estrutura para executar trabalhos de caracterização de óleos, além de pesquisas de desenvolvimento de tecnologia em sistemas de alta pressão e comportamento de fases de óleos. Essa colaboração interinstitucional, certamente incrementa a elaboração de trabalhos de maior qualidade e compartilhamento de estruturas e conhecimentos”, assegura o doutor Cláudio Dariva, pesquisador e coordenador do laboratório NUESC. 



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...