Fundadora do Grupo Tiradentes é referência na educação, na ciência e na inovação

08/03/2022

Em nome de todas as mulheres do Brasil e do Mundo, neste Dia Internacional da Mulher, a Abipti homenageia uma grande mulher: a professora Amélia Uchôa, fundadora da Universidade Tiradentes (Unit), considerada a segunda maior instituição de Ensino Superior do Nordeste e um ícone da educação superior, científica e tecnológica do Brasil.

Amélia Uchôa fundou o Grupo Tiradentes juntamente com seu esposo, o professor e Reitor Jouberto Uchôa, e foi vice-reitora da instituição até fevereiro deste ano. Atualmente, ela integra o Conselho do Grupo. Professora Amélia já foi agraciada, em diversas ocasiões, como uma grande incentivadora da educação, da cultura e da ciência em Sergipe e na Região Nordeste.

Legado

A história da Unit teve início em Sergipe, no ano de 1962, com a criação do Colégio Tiradentes, que foi alçado à faculdade em 1972 e à universidade em 1994. Atualmente, a Unit possui cinco campi no estado de Sergipe, 24 polos de educação a distância e mais quatro unidades nos Estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

 Além do reconhecimento do Ministério da Educação, com nota máxima em ensino, pesquisa e extensão, a Unit figura na lista das dez universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado.

A mais recente contribuição do Grupo Tiradentes foi a inauguração, em outubro de 2019, do Tiradentes Innovation Center, o primeiro Centro de Inovação voltado à Educação no Nordeste, situado no campus Aracaju Farolândia. A unidade tem como objetivo impactar a comunidade por meio da difusão da cultura empreendedora e inovadora. O centro de inovação foi idealizado para gerar, lapidar ideias, estimular o empreendedorismo local, inspirar pessoas, repensar a educação, fortalecer e aperfeiçoar o mercado regional e colaborar com o futuro das profissões, com as temáticas: inovação; criatividade; empreendedorismo; educação; cultura maker e tecnologias.

Pesquisa e inovação

O Grupo Tiradentes é fundador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), ICT associado à ABIPTI, criado em 1998. Entidade sem finalidade econômica, o ITP surgiu em resposta às demandas por estrutura apropriada ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação em Sergipe. O Instituto já aprovou mais de 500 projetos junto a diferentes instituições de fomento à pesquisa e inovação.

Atualmente, dentre os principais parceiros nacionais do Instituto de Tecnologia e Pesquisa estão: FINEP, Petrobras; Braskem; CNPq, Embrapa; Hebron Farmacêutica; Sebrae; IBAMA; Emdagro; Deso; FAPITEC/SE, COPPE/UFRJ; DEQ/UFSC; LCPP/ESCPE, UFMG; UFSM; UFSCAR; UFAL; UFBA, Banco do Nordeste e CAPES.

Nas parcerias internacionais destacam-se: Harvard, MIT e Wayne State University, nos Estados Unidos; Universidade Nova de Lisboa, Instituto Superior Agronômico e a Universidade de Aveiro, em Portugal; as Universidades Complutense de Madri; Barcelona e Alicante, na Espanha; Universidade de Lyon, na França; Universidade Técnica de Praga, na República Tcheca; Universidade Autônoma do México; Universidade Técnica de Viena, na Áustria; Universidad de Chile, no Chile; Universidad Nacional Agraria La Molina, no Peru; Hort Fr. Schroder, na Alemanha; University of Southampton, na Inglaterra e National Chemical Laboratory, na Índia, dentre outras.

O ITP possui 24 laboratórios com moderna infraestrutura para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil e no exterior, em diversas áreas do conhecimento.

Com mais de 120 patentes e um produto disponível no mercado farmacêutico, o Instituto conta com qualificação científica e técnica para desenvolver e prestar serviços na área de Inovação.

Obrigado, professora Amélia! Você é inspiração e exemplo de força e coragem a todas as mulheres de nosso País!

Fonte: Abipti



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...