Evento discute a propriedade intelectual como um dos alicerces para a consolidação de uma economia sólida e competitiva

27/04/2022

 

Em alusão ao dia Mundial da Propriedade Intelectual, o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), por meio da Agência de Gestão de Inovação e Tecnologia (AGITEC), realizou nesta terça-feira, 26, a palestra ‘Patentes e programa de mentorias do INPI’.

O tema foi apresentado pelo Dr. Hélio Santa Rosa Costa Silva, Chefe na Sedir Nordeste III (INPI Sergipe) e pesquisador em propriedade Industrial. “A sociedade precisa conhecer melhor a propriedade intelectual. Estamos falando sobre um tema importante e caro que muitas pessoas ainda desconhecem.  É preciso se pensar em incluir esse assunto nas grades curriculares em todos os níveis da educação.  É preciso conhecer para proteger as criações”, citou.

Para  Ila Natielle, analista de Inovação da Agência de Gestão da Inovação e Tecnologia (GETEC/ITP),  a proteção à propriedade industrial pode ser considerada como um dos alicerces para a consolidação de uma economia sólida e competitiva.

“Só assim os inventores podem garantir a propriedade sobre as suas criações e, consequentemente, o direito de uso exclusivo sobre elas, excluindo terceiros de utilizá-las. A Propriedade Intelectual está presente no nosso dia a dia, seja um aplicativo que você utiliza, a marca de uma loja, o design de um celular, no entanto todas essas inovações são protegidas por patentes, registros de marcas, desenhos industriais e direitos autorais”, explica.

“Debater propriedade intelectual é importante para resguardar todo o trabalho desenvolvido, toda pesquisa que fazemos e que tem aplicação para sociedade. Importante que os méritos sejam aplicados para pesquisador, para instituição que está financiando e para o Instituto onde a tecnologia é desenvolvida”, completa a professora doutora Patrícia Severino, pesquisadora do ITP e docente da Unit.

Para o pesquisador do ITP e coordenador dos cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Tiradentes (Unit), professor doutor Álvaro Silva Lima, é importante o trabalho de conscientização junto aos pesquisadores sobre a proteção de seus inventos, sem prejuízo do ensino e da pesquisa.  

“Um dos desafios é gerar uma patente e proteger os inventores e as instituições. Essa informação precisa chegar à sociedade”. 

Com 132 patentes, ITP é o maior depositante nacional de patente de invenção entre os institutos de pesquisa e integra a seleta lista feita e divulgada pelo INPI, que reúne instituições de ensino superior (IES), empresas públicas e privadas de todo o país, que mais depositaram Patentes de Invenção.

“No top 50 nacional, atingimos a 23a colocação com 53 pesquisadores vinculados à pós-graduação. Algumas das nossas patentes foram em colaboração com a Universidade Federal de Sergipe, ou seja, na própria patente tem os dois endereços. Nós precisamos disputar para que o nosso Estado produza ciência de qualidade e seja visto, nacionalmente, como uma referência”, pontuou doutor Diego Menezes, Presidente do ITP e Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade Tiradentes – Unit.

O evento, que aconteceu no anfiteatro do bloco F, na Unit-campus Farolândia, contou ainda com a participação de alunos dos curso de graduação.

“É de grande relevância a inserção da propriedade intelectual na graduação como uma ferramenta de incentivo à inovação. Foi gratificante ver a participação dos alunos da graduação dos mais diversos cursos no nosso evento. O momento foi de conscientização sobre a importância da criação, disseminação e uso do conhecimento para a competitividade para aumentar o desenvolvimento tecnológico, e, consequentemente o desenvolvimento econômico do país. Nosso objetivo é que os alunos, tenham um conhecimento mais amplo sobre o que pode ser patenteado dentro dos resultados de sua pesquisa, bem como sobre as possibilidades de gerar novos negócios a partir destes resultados", finalizou Ila Natielle.



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...