Equipe qualificada e infraestrutura de ponta impulsionam pesquisas acadêmicas e fomentam o desenvolvimento tecnológico no Instituto de Tecnologia e Pesquisa

11/04/2023
Equipamento de última geração, laboratório PVT  (Imagem ASCOM ITP
Equipamento de última geração, laboratório PVT (Imagem ASCOM ITP

O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) é uma referência no Brasil quando se trata de formação de recursos humanos altamente capacitados e pesquisa de ponta. Com foco na formação acadêmica e tecnologia aplicada, o Instituto criou em 2010 o Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais que tem contribuído para o desenvolvimento tecnológico e a inovação na sociedade, por meio de projetos de pesquisa e parcerias nacionais e internacionais.

Uma das principais devolutivas à sociedade são os profissionais, mestres, doutores e pós-doutores, que têm sido formados no NUESC ao longo dos últimos 10 anos. Em colaboração com programas de mestrado e doutorado acadêmicos da Universidade Tiradentes e de outras universidades nacionais e internacionais, já foram formados mais de uma centena de mestres e doutores, que têm contribuído para o avanço do conhecimento no País.

 A infraestrutura tecnológica do ITP é um dos diferenciais. Equipamentos de alta precisão, como o microscópio de força atômica, que permite análise de imagem e topografia com alta resolução em câmara de vácuo, são fundamentais para as pesquisas desenvolvidas pelos doutorandos e pesquisadores do núcleo. "São poucos os locais na América Latina que oferecem essa oportunidade, e estou aqui desde minha iniciação científica na graduação, onde pude desenvolver-me pessoal e profissionalmente e aprender a operar o microscópio de força atômica desde então", afirma Larissa Gomes, aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos.

 Outra técnica disponível no núcleo é a tensiometria de gota pendente, utilizada para avaliar propriedades de interfaces relevantes para o escoamento de petróleo e outros fluidos. "O ITP possui uma infraestrutura maravilhosa, que encontramos em poucos lugares no Brasil", destaca Josefa Manuela, aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos.

 Além disso, o laboratório de caracterização de fluidos, conhecido como laboratório PVT, é um dos destaques do ITP. "O laboratório PVT estuda como o petróleo se comporta desde quando está no reservatório rochoso até quando é produzido. Assim, conseguimos simular problemas que podem ocorrer e estabelecer estratégias de prevenção, permitindo que a produção ocorra da melhor maneira possível", explica Dr. Dênisson Salustiano , pesquisador do ITP. 

 "Conseguimos simular reservatórios do pré-sal em condições extremas, com pressões de cerca de 1000 bar e temperaturas de até 200 graus Celsius. É um sistema tecnológico moderno, sendo o segundo instalado por essa empresa no país. Na verdade, foi o primeiro sistema deste tipo aqui no Nordeste, nessa gama de tecnologia e modernidade para análise do sistema", complementa Monique de Jesus Amaral, pós-doutoranda do ITP.

O NUESC tem sido fundamental para o desenvolvimento de tecnologias e estratégias que otimizam a produção de petróleo e gás, contribuindo para o avanço da indústria.

 Em sua conclusão, o Dr. Cláudio Dariva ressalta a importância do NUESC e do ITP. “O trabalho desenvolvido pelo NUESC e ITP é de extrema relevância para a formação de pesquisadores qualificados e para a realização de estudos avançados em sistemas coloidais e engenharia de processos".

Ele destaca também a infraestrutura, parcerias e a captação de recursos externos para o financiamento das pesquisas.  "Nossos laboratórios de ponta, parcerias com instituições nacionais e internacionais e captação de recursos são fundamentais para impulsionar a pesquisa científica e tecnológica no Brasil e no mundo.", disse Dr Dariva.


Sobre o  NUESC

O Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (NUESC) é uma instituição criada em parceria com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES) e Petrogal Brasil S.A. (Petrogal), inaugurada em fevereiro de 2010. O NUESC tem como foco o desenvolvimento de atividades de pesquisa relacionadas ao estudo de sistemas coloidais de óleos e biocombustíveis e ao desenvolvimento de processos a alta pressão para o processamento de biomassa e formação de micro e nanomateriais. As áreas de atuação do NUESC incluem o processamento de biomassa a alta pressão, estudos de frações orgânicas precipitadas do petróleo, processamento de materiais em fluidos pressurizados e emulsões e propriedades de petróleo. Suas atividades buscam o desenvolvimento de tecnologias alternativas para a produção de bioenergias, estudos de comportamento de fases em sistemas a alta pressão, caracterização de propriedades interfaciais, desenvolvimento de ferramentas para monitoramento em linha de processos, entre outros.

 

 



Veja Mais

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

11/10/2023 - O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) marca um importante passo rumo à promoção do desenvolvimento tecnológ...