Programa de Iniciação Científica desperta interesse tecnológico e científico em alunos do ensino médio

29/03/2023
Estudantes visitam o ITP
Estudantes visitam o ITP

No dia 29 de março, o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) recebeu alunos do Centro de Excelência Prof. João Costa, por meio do programa "Programa de Iniciação Científica de Ensino Médio". O objetivo do programa é incentivar os alunos a despertar o interesse pela ciência e tecnologia, a fim de agregar conhecimento à sua formação e escolher áreas tecnológicas para seu futuro profissional.

O Dr. Álvaro Silva Lima, coordenador do Laboratório de Pesquisa em Alimentos (LPA) do ITP, destacou a importância desses programas para incentivar a pesquisa e a inovação. "Esses programas são fundamentais para a formação dos alunos e para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país", afirma.

João Pedro, aluno do Centro de Excelência Prof. João Costa, ressaltou a importância dessas iniciativas para abrir a mente dos alunos e incentivá-los a seguir carreiras científicas e tecnológicas. "Com essas experiências proporcionadas por esses programas, é possível expandir a mente dos alunos e incentivá-los a seguir esse caminho", disse.

Maria Correia, também aluna do Centro de Excelência Prof. João Costa, afirmou que esses programas podem ajudar a descobrir novos interesses e talentos. "Às vezes, podemos descobrir gostos que antes não tínhamos. Eu já havia decidido mais ou menos o que gostava, então para mim já é algo legal. Porém, alguém que nunca se interessou pode descobrir que realmente gosta e até mesmo encontrar um talento que antes não sabia que tinha", explicou.

A professora de Química do Centro de Excelência Prof. João Costa, Suelaine dos Santos, destacou que a iniciação científica já no ensino básico enriquece ainda mais o conhecimento dos alunos e torna a aprendizagem ainda mais significativa. "Muitas vezes, nosso primeiro contato com a iniciação científica ocorre apenas na graduação, no ensino superior. Porém, esse contato já no ensino básico vem para enriquecer ainda mais o conhecimento dos alunos e tornar a aprendizagem ainda mais significativa", afirmou.

O diretor-presidente do ITP, Paulo do Eirado, ressaltou a importância de receber visitas de alunos do ensino médio para conhecerem as soluções oferecidas pelo instituto. "Temos aqui um parque de soluções interessantíssimas relacionadas ao desenvolvimento profissional, possibilidade de cursos superiores, pós-graduação, pesquisa e muito mais, tudo ao alcance deles para que possam conhecer e até mesmo ter contato com suas próprias vocações e talentos que podem emergir a partir dessa visita", explicou.

 



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...