ITP participa do PARASITO 2023 - XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia

20/04/2023
ITP participa do PARASITO 2023
ITP participa do PARASITO 2023

O Congresso Brasileiro de Parasitologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP), é um evento bienal que reúne especialistas do Brasil e convidados internacionais para discutir as diversas áreas da parasitologia. Neste ano, o evento sediou pela primeira vez em Sergipe, e a temática principal é "Quais são os grandes desafios para o controle e a eliminação de doenças parasitárias".

O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) marcou presença no evento, com pesquisadores dedicados a desenvolver estudos sobre doenças parasitárias de importância epidemiológica regional.

Paulo do Eirado, Diretor-presidente do ITP, ressalta a importância da participação do instituto no evento: "É muito importante a participação do ITP em um evento de natureza internacional como esse que está acontecendo. Especialmente quando temos a apresentação de trabalhos de nossos próprios pesquisadores. Então, nossa contribuição é, além de estar presente, colocar o ITP à disposição de todos os trabalhos ligados à área da parasitologia.” 

O Dr. José Mauro Peralta, Presidente da SBP e organizador do evento, destaca a relevância do Congresso: "É um evento que normalmente congrega em torno de 700 mil pessoas, aproximadamente. O Brasil é um país onde ocorrem várias doenças parasitárias, e a pesquisa é fundamental para o desenvolvimento de vacinas e diagnósticos."

A Dra. Cláudia Moura de Melo, pesquisadora do Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias (LDIP) do ITP, ressalta a importância do evento: "Esse é o vigésimo oitavo Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Parasitologia. É a primeira vez que Sergipe sedia o evento, e a temática deste ano é de extrema relevância para o controle e eliminação de doenças parasitárias."

A pesquisa em parasitologia é desafiadora, pois as infecções e doenças parasitárias são causadas por organismos vivos que apresentam variabilidade em contextos de desigualdades sociais, políticas e econômicas. A Dra. Cláudia Moura de Melo destaca: "Esses desafios ainda demandam muito esforço de pesquisa. Esse é o objetivo do grupo de pesquisa do ITP e da Unidade de Pesquisa de Patologia das Doenças Tropicais, que busca sempre novas abordagens e estudos para enfrentar esses desafios."

O Congresso também contou com a participação de renomados especialistas internacionais, como o Dr. Hector Garcia, da Universidade Cayetano Heredia (UPCH) do Peru. Ele destaca a importância do evento para divulgar e despertar o interesse pela pesquisa em doenças infecciosas em países pobres: "Essas doenças contribuem muito para a desigualdade e a pobreza. É importante que estudantes, parasitologistas e médicos tenham espaços para obter informações atualizadas."

 



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...