UNIT, ITP e Petrobras inauguram novo laboratório no NUESC

11/08/2015

Sergipe passa a contar com um laboratório especializado em controle e prevenção da incrustação: o LPCI, que foi inaugurado na manhã da última sexta-feira, 7 de agosto, fruto de uma parceria entre a Universidade Tiradentes, o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e a Petrobras, com investimento avaliado em aproximadamente R$ 1,8 milhão. Instalado no prédio do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (NUESC), o laboratório é dotado de equipamentos de ponta, estrutura física adequada e pessoal altamente qualificado.

O Laboratório de Prevenção e Controle de Incrustação tem como objetivo estudar o processo de incrustação de sais provenientes de água na indústria do petróleo, e a eficácia dos processos inibidores do fenômeno de incrustação.No âmbito acadêmico o laboratório vai possibilitar os estudos aprofundados desse fenômeno, desde o surgimento até a resolução. Por ser a incrustação um problema que aflige a indústria petrolífera nas mais diversas etapas, será possível aos profissionais do LPCI manter um relacionamento com o setor produtivo do petróleo.

“Sinto-me engrandecido em presenciar mais este passo da nossa instituição. Conveniar com uma empresa como a Petrobras é, para mim, o atestado de que estamos no caminho certo à procura da qualidade, da pesquisa. Estamos recebendo a confiança da maior empresa do país para que possamos aumentar nossa contribuição em favor do desenvolvimento dela”, declarou o reitor da Universidade Tiradentes, o professor Jouberto Uchôa.

Ele foi o anfitrião da solenidade, que contou com a presença do diretor-presidente do ITP, Leonardo Maestri Teixeira; do coordenador do escritório de projetos do instituto, Cleverton de Santa Rita; do professor Doutor Cláudio Dariva, coordenador do LPCI e do gerente de Elevação e Escoamento do CENPES/Petrobras/Rio de Janeiro, Roberto Carlos Gonçalves de Oliveira. Professores/pesquisadores do ITP/UNIT, acadêmicos ligados à instituição, representantes da Petrobras local, de entidades de fomento à pesquisa, a exemplo da FAPITEC, e de algumas empresas parceiras do ITP também prestigiaram o evento.

Todo caminho percorrido até a inauguração foi explicitado pelo professor Claudio Dariva, que também falou um pouco sobre a estrutura do NUESC e de alguns projetos em andamento. Para o diretor-presidente do ITP, Leonardo Maestri, a chegada de mais um laboratório à instituição é a prova de que o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores está seguindo o caminho correto.

Resultados expressivos

“Cada vez que viajo e faço a apresentação dos dados consolidados do ITP, como por exemplo, o volume de convênios, os projetos desenvolvidos e os resultados obtidos por nossos pesquisadores, as pessoas ficam encantadas com o quão prolífico é nosso grupo. Estou extremamente orgulhoso de todos e só tenho que parabenizá-los por mais essa conquista”, declarou Leonardo Maestri. Ele fez questão de enfatizar que a inauguração de mais um laboratório é, ainda, fruto de uma visão empreendedora do Grupo Tiradentes, que em 2010, quando da inauguração do NUESC, decidiu construir o pavimento superior mesmo sem ter uma destinação específica para o espaço. “Hoje, cinco anos depois, já contamos com dois laboratórios. E que venham outros”, disse.

E no que depender do bom relacionamento, e mais ainda, dos excelentes resultados obtidos nas pesquisas desenvolvidas, esse desejo pode sim tornar-se realidade num curto espaço de tempo. E o que dá embasamento para tanto são as informações passadas por Roberto Carlos Gonçalves, de que os investimentos em pesquisa e desenvolvimento da companhia em Sergipe, ao longo dos últimos nove anos, mais que triplicaram com a implantação da verba de participação especial.

 “Estou há 28 anos na Petrobras e sempre trabalhei na área de pesquisa, porque acredito nela como uma fonte de desenvolvimento do país, não só para nós, da Petrobras. Todo o investimento que a Petrobras fez em pesquisa, direta ou indiretamente, seja através do produto gerado, da tecnologia implantada ou da formação e capacitação do brasileiro está sempre gerando benefício para nós também!”, explicitou o membro do CENPES.



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...