ITP e ITEC trazem para Aracaju diretor de Inovação do Albert Einstein

16/12/2015
ITP e ITEC trazem para Aracaju diretor de Inovação do Albert Einstein
ITP e ITEC trazem para Aracaju diretor de Inovação do Albert Einstein

“Onde existe acomodação, não pode haver inovação!” Esta frase é de José Cláudio Cyrineu Terra, diretor de Inovação do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e que esteve em Aracaju para proferir a palestra “Inovação na área de saúde e no hospital Albert Einstein: oportunidades para startups”, a convite do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) através da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (ITEC). O evento contou com o apoio da Universidade Tiradentes (Unit) e teve a participação de pesquisadores do ITP e de alunos da universidade. Durante o bate-papo, Cláudio Terra falou um pouco sobre as experiências profissionais que desempenhou, inclusive fora do Brasil, até chegar ao setor da saúde.

Oriundo da área de software, ele assumiu a diretoria de inovação do hospital há um ano e meio, e sabia que as questões desse outro setor são, como ele mesmo disse, gigantescas. O bom, na visão de Cláudio Terra, é que mesmo grandes são questões que possuem um escalonamento, área fértil para quem quer inovar. “Os problemas são muito evidentes na saúde e o que precisamos é encontrar as soluções. Portanto, de certa forma isso é bom. Não é que seja bom ter problema, mas quando eles são claros passam a ser o nosso ponto de partida para estabelecer os trabalhos e resolvê-los, e é isso é o que gera inovação”, comentou o palestrante.

Durante o encontro ele abordou questões como a macrotendência da tecnologia e da inovação, e como elas têm auxiliado a área da saúde; como o Einstein, que é uma das referências hospitalares do Brasil está organizada para fazer inovação, e como a instituição tem se aproximado e feito parceria com jovens empreendedores, professores universitários e startups, conversa que atiçou a curiosidade dos presentes.

“A verdade é que não somos um banco. O que acontece é que acreditamos que bons projetos sempre encontram dinheiro, financiamento, e o que fazemos é olhar projetos promissores e analisar como poderemos ajudar, seja em pesquisa clínica, com apoio tecnológico e de conhecimento médico, por exemplo”, comentou. Uma das primeiras modificações que ele conseguiu implantar no novo trabalho foi abrir o olhar da instituição para empreendedores de todo o Brasil, ou seja, fora do eixo São Paulo/Rio de Janeiro. E a vinda dele a Sergipe foi, também, não só para conhecer o ITP e a Unit, como analisar a possibilidade de parcerias.

Tanto a palestra de Cláudio Terra quanto a possibilidade de parceria deixaram os pesquisadores do ITP otimistas, a exemplo de Patrícia Severino, integrante do Laboratório Nanotecnologia e Nanomedicina, e do Programa de Biotecnologia Industrial da Unit. “A vinda do Cláudio Terra foi muito interessante porque, além de falar sobre um assunto que tem a ver com nosso cotidiano, nos deu a possibilidade de reduzir a distância entre o que produzimos, ou seja, entre a tecnologia que fazemos aqui e o mercado consumidor, pois temos grande potencial e várias patentes nossas podem sim serem utilizadas num hospital como o Albert Einstein”, observou Patrícia Severino.

De acordo com o diretor-presidente do ITP, Leonardo Maestri Teixeira, trazer Cláudio Terra até Aracaju para um momento de troca de experiência é algo que deve ser repetido em 2016, pois a intenção é realmente que seja feita uma parceria não só com o instituto, mas também com a Unit. “A gente começou esse namoro, apresentando projetos e despertando o interesse dos nossos pesquisadores, alunos e da comunidade local”, frisou. Disse ainda que para 2016 o ITEC deverá ter uma agenda de palestras, visitas, desenvolvimento e apresentação de projetos ainda mais consolidada.



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...