ITP leva conhecimento para a feira científica da FAPITEC

05/11/2015
ITP leva conhecimento para a feira científica da FAPITEC
ITP leva conhecimento para a feira científica da FAPITEC

Quem participou da Feira Científica da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC), na última sexta-feira, 30 de outubro, no Centro de Vivência da UFS, em São Cristóvão, pôde conhecer mais sobre três projetos de pesquisa que estão sendo realizados por pesquisadores do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) no Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (NUESC) e nos Laboratórios de Engenharia de Bioprocessos (LEB); de Pesquisa em Alimentos (LPA); de Análises Microbiológicas (LAM); de Biologia Molecular (LBM); de Biologia Tropical (LBT), e no de Doenças Infecciosas e Parasitárias (LDIP).

Os pesquisadores do LDIP e do LBT apresentaram à população um pouco dos estudos feitos sobre duas das principais doenças reincidentes no Estado, a esquistossomose e o calazar, focando principalmente na questão da educação sanitária junto à comunidade, e de ações de prevenção para evitar a proliferação dessas doenças, como explicou a pós-doutoranda em Saúde e Ambiente, Geza Thais Rangel e Souza. E para que o assunto ficasse ainda mais fixado na mente dos que passaram pelo stand do ITP, foram levados alguns moluscos vivos (caramujos) e sadios para que os visitantes pudessem reconhecê-los e identificá-los em ambiente natural.

“A ideia é que possam ser visualizados e, assim, conhecidos, além, claro, de saber o que eles podem transmitir. Por exemplo, se a pessoa vai tomar banho num rio ou lagoa e encontra um caramujo semelhante ao que expusemos vai saber que aquele local não é ideal para banho. Assim evita-se a contaminação”, explicou Geza Rangel. Material lúdico sobre a leishmaniose visceral confeccionado pelo Núcleo de Educação Básica em Parasitologia, que é coordenado pela pesquisadora do ITP, Cláudia Moura, também foi exposto. O foco desse trabalho está no inseto transmissor e no ciclo reprodutivo dele.

De acordo com Geza Souza, um problema relacionado à leishmaniose é a presença de entulhos (resíduos de construção civil e móveis abandonados em quintais, dentre outros) em locais inadequados que acabam servindo de abrigo para os insetos. O caramujo do tipo africano também foi apresentado durante a feira, pois ele é um potencial transmissor da meningite parasitária, e tem sido encontrado em grande quantidade em alguns bairros da capital sergipana.

Geza Souza

“Participar de feiras como esta é importante por poder sensibilizar as pessoas a respeito das doenças parasitárias, que são silenciosas e pouco divulgadas na mídia, porém, muito presentes no cotidiano da população. E são doenças que têm tendência de crescimento, uma vez que ainda existem problemas com a questão do tratamento de esgoto, valas a céu aberto com a junção de águas pluviais e de esgoto, ambientes que são favoráveis, por exemplo, a reprodução de moluscos”, observou. Segundo ela, um só molusco infectado pode produzir mais de mil cercarias de Schistosoma por dia, aumentando as chances de contaminação do ser humano.

Quem visitou o stand do ITP também pôde conhecer dois experimentos: um mostrando o comportamento do petróleo quando misturado a água, exposição coordenada pelos membros do NUESC que levaram, inclusive, microscópio para facilitar a visualização e entendimento deste processo. Eles também apresentaram a extração de óleos e compostos de amostras vegetais em sistema pressurizado. Para a feira, foi levada amostra de extração de óleo de dendê em temperatura e pressão ambientes através da solubilidade do óleo no etanol.

Outro estudo, coordenado pelos professores Álvaro Silva Lima e Cleide Mara Faria Soares, nos Laboratórios de Pesquisa em Alimentos e Engenharia de Bioprocessos foi apresentado aos participantes da feira: a partição de biomoléculas por sistema aquoso bifásico, explicações que foram dadas por Poliane Santos, Acenini Balieiro, Jaci Vilanova, Regina França e Islania Lima, integrantes desses laboratórios e que compõem o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos. Para facilitar a percepção dos visitantes, essa separação bifásica dava origem a duas fases de solventes imiscíveis (caracterizado através de líquidos coloridos) justamente para evidenciar a separação das biomoléculas.



Veja Mais

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

11/10/2023 - O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) marca um importante passo rumo à promoção do desenvolvimento tecnológ...