Pesquisadora do ITP recebe professora da Universidade do Porto

29/10/2015

Promover um contato mais estreito entre as universidades Tiradentes (Unit) e do Porto (UP), em Portugal, para a realização de parcerias e execução de projetos que promovam ainda mais o processo de internacionalização das duas instituições. Esses foram os objetivos da visita da professora Dra. Maria Beatriz Prior Pinto Oliveira, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, a pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), Francine Ferreira Padilha. A estada da portuguesa, que também é pesquisadora do Laboratório Associado Requinte/Portugal durou quatro dias, e neste período ela conheceu as instalações do ITP, da Unit, participou da abertura oficial da SEMPESq e assistiu algumas apresentações de trabalhos da semana de pesquisa.

“Estou muito admirada com a universidade, ainda mais por ser uma instituição privada. Vi aqui condições que não encontrei em outros locais estaduais e federais onde estive. A Unit é uma universidade com laboratórios muito bons e que me marcou positivamente”, comentou a Dra. Beatriz Oliveira. Além de ter ficado encantada com a infraestrutura, ela também salientou a qualidade dos docentes e dos trabalhos acadêmicos que presenciou. Segundo ela, o que mais chamou a atenção foi o desenvolvimento de pesquisas com interesse para a comunidade e para a evolução da ciência.

A Dra. Beatriz Oliveira está supervisionando, na Universidade do Porto, o doutorando Klebson Silva Santos, discente do programa de Doutorado em Biotecnologia da RENORBIO/Unit, que realiza estágio sanduiche de um ano na Faculdade de Farmácia da UP. Ele é orientado pelos Professores Drs./pesquisadores Cláudio Dariva e Francine Padilha no programa de pós-graduação RENORBIO/Unit. “O Klebson é realmente muito trabalhador, interessado e quer colaborar em todos os trabalhos que são executados em nosso laboratório. É sempre muito bom ter alunos como ele, com essa imensa vontade de trabalhar”, enfatizou a pesquisadora portuguesa.

E a vinda da Dra. Beatriz Oliveira a Sergipe pela primeira vez já deu resultados positivos, a exemplo não só da continuidade da parceria com a professora Francine para os cursos de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Industrial, Saúde e Ambiente, e RENORBIO/Unit, mas também de novos projetos com os pesquisadores Cláudio Dariva e Sílvia Egues.

“A vinda da professora é a consolidação da parceria que iniciamos com o meu pós-doutoramento sob a supervisão dela, e que já possibilitou a ida de um discente da Unit para a Faculdade de Farmácia e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Nesta visita, a Dra. Beatriz Oliveira teve agenda com alguns docentes dos Programas de Biotecnologia Industrial (PBI), Saúde e Ambiente (PSA), Engenharia de Processos (PEP) e RENORBIO/Unit, quando foram discutidas novas propostas de projetos e artigos em colaboração, e a realização de outros estágios no exterior de nossos alunos dos programas de pós-graduação”, explicou a professora Francine Padilha.

Segundo ela, esta parceria, tendo como fruto projetos e produções técnico-científicas em conjunto, é necessária para o processo de internacionalização das duas instituições. “Esta experiência de internacionalização da UP é muito importante para nós, pois é um dos parâmetros de avaliação da CAPES para programas de pós-graduação (PPGs), e neste momento precisamos avançar neste processo, porque ele auxilia na elevação das notas dos programas” explicou a pesquisadora do ITP, Francine Padilha.



Veja Mais

Edital de incentivo à pesquisa em educação é apresentado em videoconferência para instituições

Edital de incentivo à pesquisa em educação é apresentado em videoconferência para instituições

08/07/2020 - Lançado no dia 25 de junho, o edital do Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas em Educaç&atil...

Direitos Humanos: análise das alterações provocadas pela pandemia pretende subsidiar políticas públicas

Direitos Humanos: análise das alterações provocadas pela pandemia pretende subsidiar políticas públicas

21/05/2020 - Por Andréa Moura O novo coronavírus mudou a estrutura de vários segmentos da sociedade, não apenas os relativos...

Editada Portaria ITP Nº 01/2020 que dispõe sobre a antecipação de férias individuais.

Editada Portaria ITP Nº 01/2020 que dispõe sobre a antecipação de férias individuais.

03/04/2020 - Para ter acesso à portaria basta fazer o download do documento, clicando no link ao lado PORTARIA_ITP_N01_2020.pdf....

Pesquisadores do ITP são selecionados para bolsa PQ do CNPq

Pesquisadores do ITP são selecionados para bolsa PQ do CNPq

10/03/2020 - Após a análise dos recursos, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, na...