Diretoria e pesquisadores do ITP prestigiam abertura da 17ª SEMPESq

27/10/2015
Abertura da Sempesq 2015 - foto Marcelo Freitas
Abertura da Sempesq 2015 - foto Marcelo Freitas

Foi aberta oficialmente, na noite da última segunda-feira, 26 de outubro, a 17ª edição da Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes (SEMPESq/Unit), que este ano aborda o tema “Luz, Ciência, Tecnologia e Educação”. A solenidade aconteceu no auditório B do Bloco G do Campus Farolândia e foi prestigiada pela direção do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), pesquisadores da instituição e alunos.

No discurso de boas-vindas proferido, o Magnífico reitor da universidade, o professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reafirmou o compromisso da Unit em fornecer uma educação de qualidade para os brasileiros. Ele falou também sobre a importância da pesquisa para a vida acadêmica e o bem-estar da sociedade, e sobre a internacionalização da universidade, que ganha ainda mais fôlego com a abertura do escritório da instituição em Boston, nos Estados Unidos.

A Semana de Pesquisa tem como objetivo principal apresentar à comunidade acadêmica e à sociedade em geral o que tem sido desenvolvido nos laboratórios existentes na Unit e prestar contas às instituições de fomento à pesquisa, como a CAPES, CNPq e FAPITEC. “Este é um momento para demonstração de resultados da pesquisa que realizamos no ITP; de prestação de contas, porque existem recursos públicos financiando muitas pesquisas, mas é também um momento de interação porque recebemos pesquisadores externos, ou seja, uma oportunidade de captar novos parceiros, novos projetos”, declarou Cleverton de Santa Rita.

Durante a solenidade de abertura também houve o lançamento da campanha “Dia Nacional da Coleta de Alimentos”, que acontece dia 7 de novembro e tem o SESC como parceiro; e a campanha “10 Medidas de Combate à Corrupção”, feita pelo Ministério Público Federal nacionalmente, e que foi apresentada pela Procuradora da República em Sergipe, Eunice Dantas. A palestra de abertura foi feita pelo professor Luiz Antônio Barreto, presidente da Sociedade Brasileira de Biotecnologia, que falou sobre “Oportunidades e limitações para a inovação científica no Brasil”.

Ao longo desta semana é esperada a participação de aproximadamente três mil pessoas nas mesas redondas, seminários de iniciação científica e de práticas investigativas, minicursos e feira científica. Para realizar a SEMPESq 2015 a UNIT contou com a parceria das seguintes instituições: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES); Fundação de Apoio à Pesquisa e à Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC); Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP); EMBRAPA, Editora Universitária Tiradentes (EDUNIT) e SEGRASE.

SOBRE LUIZ ANTÔNIO

Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é doutor em Plant Physiology pela Universidade da Califórnia, onde também fez o pós-doutoramento em Biologia Molecular de Plantas. É membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2003 e da American Association for the Advancement of Science desde 1995. Atuou como: professor da UFRRJ, pesquisador da EMBRAPA, professor visitante da UCLA, secretário executivo do PADCT do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo brasileiro, e secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI. Participou da estruturação da Política Nacional de Bioteconologia do Brasil, instituindo, presidindo, coordenando ou integrando diversos órgãos do governo Federal, tais como a RENORBIO, o COMCERRADO, a Rede BIONORTE e a comissão técnica Interministerial Permanente de ciência e Tecnologia na Agropecuária. (Com informações do CNPq. Fotos: Marcelo Freitas/Asscom Unit e Ascom ITP)



Veja Mais

Edital de incentivo à pesquisa em educação é apresentado em videoconferência para instituições

Edital de incentivo à pesquisa em educação é apresentado em videoconferência para instituições

08/07/2020 - Lançado no dia 25 de junho, o edital do Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas em Educaç&atil...

Direitos Humanos: análise das alterações provocadas pela pandemia pretende subsidiar políticas públicas

Direitos Humanos: análise das alterações provocadas pela pandemia pretende subsidiar políticas públicas

21/05/2020 - Por Andréa Moura O novo coronavírus mudou a estrutura de vários segmentos da sociedade, não apenas os relativos...

Editada Portaria ITP Nº 01/2020 que dispõe sobre a antecipação de férias individuais.

Editada Portaria ITP Nº 01/2020 que dispõe sobre a antecipação de férias individuais.

03/04/2020 - Para ter acesso à portaria basta fazer o download do documento, clicando no link ao lado PORTARIA_ITP_N01_2020.pdf....

Pesquisadores do ITP são selecionados para bolsa PQ do CNPq

Pesquisadores do ITP são selecionados para bolsa PQ do CNPq

10/03/2020 - Após a análise dos recursos, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, na...