ITP participa da 17ª SEMPESq

23/10/2015

Apresentar à comunidade acadêmica e à sociedade em geral o que tem sido desenvolvido dentro dos laboratórios existentes na Unit e ainda, prestar contas às instituições de fomento à pesquisa a exemplo da CAPES, CNPq e FAPITEC. Estes são os objetivos da 17ª Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes, que acontece de 26 a 30 deste mês em todos os campi existentes no estado de Sergipe. O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) é um dos parceiros para a realização da semana.

Os pesquisadores que atuam no ITP estarão integrados a vários momentos do evento, e um deles será a feira científica, que acontecerá no espaço do minishopping do campus Farolândia, e da qual os laboratórios do instituto irão participar, como explicou o professor Cristiano Ferronato, coordenador de Pesquisa da Unit e pesquisador do ITP. O tema deste ano é “Luz, Ciência, Tecnologia e Educação”, que está em consonância com a proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e com o fato de 2015 ser o ano internacional da luz, como fora proposto em 2014 pela UNESCO.

“Vamos discutir as questões que envolvem pesquisas com o componente foco da semana deste ano, e debater sobre a importância dela, a luz”, disse o coordenador de Pesquisa. De acordo com Cristiano Ferronato, à medida que as pesquisas são apresentadas à comunidade acadêmica, e não somente para os que fazem parte dos experimentos, há um aumento considerável do interesse dos alunos pela iniciação científica. “A cada final de SEMPESq cresce o número de estudantes que nos procuram interessados em saber o que é necessário para fazer parte de um projeto. Essa é também uma maneira de envolver os alunos da graduação cada vez mais na pesquisa”, observou.

Para a edição da SEMPESq deste ano já estão inscritos, para apresentação, 722 trabalhos e não só de integrantes da Unit, mas também de alunos da UFS e IFS. Em anos anteriores já houve inscrição de trabalhos oriundos de outros estados, como Alagoas e Goiás, o que confere à semana, de acordo com Cristiano Ferronato, o caráter regional e não apenas local. Fazem parte da programação atividades como mesas redondas, seminários de iniciação científica e de práticas investigativas, 110 minicursos e a feira científica. A palestra de abertura será feita pelo professor Luiz Antônio Barreto, presidente da Sociedade Brasileira de Biotecnologia.

Também estarão presentes palestrantes vindos de outras partes do país e do mundo, a exemplo dos professores Miguel Castelo Branco, diretor do Instituto de Neurociência da Universidade de Coimbra; Hugo Almeida, Carlos Francisco da Cunha Picado e José Lima Bergaria, ambos da Universidade de Aveiro/Portugal e o Prof. Dr. José Joaquim Mira, da Universidade Miguel Hernández (UMH – Espanha) Uma novidade para a edição 2015 da SEMPESq é a realização do seminário integrado envolvendo os programas de Pós-graduação, que está sendo organizado pelos alunos de pós-doutorado da universidade.

“A intenção é fazer com que haja ainda mais interdisciplinaridade. É saber o que um colega da Biotecnologia está fazendo e que pode ser trabalhado em conjunto, por exemplo, com quem está na área do Direito”, comentou Ferronato. Para realizar a SEMPESq 2015, a UNIT conta com a parceria de instituições como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES); Fundação de Apoio à Pesquisa e à Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC); Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP); EMBRAPA, Editora Universitária Tiradentes (EDUNIT) e SEGRASE.



Veja Mais

Edital de incentivo à pesquisa em educação é apresentado em videoconferência para instituições

Edital de incentivo à pesquisa em educação é apresentado em videoconferência para instituições

08/07/2020 - Lançado no dia 25 de junho, o edital do Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas em Educaç&atil...

Direitos Humanos: análise das alterações provocadas pela pandemia pretende subsidiar políticas públicas

Direitos Humanos: análise das alterações provocadas pela pandemia pretende subsidiar políticas públicas

21/05/2020 - Por Andréa Moura O novo coronavírus mudou a estrutura de vários segmentos da sociedade, não apenas os relativos...

Editada Portaria ITP Nº 01/2020 que dispõe sobre a antecipação de férias individuais.

Editada Portaria ITP Nº 01/2020 que dispõe sobre a antecipação de férias individuais.

03/04/2020 - Para ter acesso à portaria basta fazer o download do documento, clicando no link ao lado PORTARIA_ITP_N01_2020.pdf....

Pesquisadores do ITP são selecionados para bolsa PQ do CNPq

Pesquisadores do ITP são selecionados para bolsa PQ do CNPq

10/03/2020 - Após a análise dos recursos, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, na...