ITP recebe a visita de comitiva liderada pelo SEBRAE Amapá

21/09/2015

Os estudos e pesquisas desenvolvidos pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) na área de Energia, principalmente os voltados para o Petróleo junto às empresas que fazem parte da Rede de Petróleo e Gás em Sergipe, foram alguns dos motivos que fizeram com que a comitiva do Estado do Amapá visitasse o Instituto neste mês de setembro. Liderada pelo SEBRAE/AP, o grupo era composto por representantes de instituições do setor público do estado nortista, como a Secretaria de Meio Ambiente; por integrantes do Porto Docas de Santana, e do município de Oiapoque.  A vinda do grupo a Sergipe para colher informações sobre este setor específico foi motivada pela possibilidade de haver extração de Petróleo da costa amapaense num breve espaço de tempo.

Em Sergipe, o grupo foi ciceroneado por Ana Lúcia Nunes Oliveira, gestora de Petróleo, Gás e Energia do SEBRAE/SE. No ITP, a comitiva foi recepcionada pelo coordenador do Escritório de Projetos do Instituto, Cleverton de Santa Rita, que apresentou as instalações da sede e do Núcleo de Estudos Coloidais (NUESC).

Durante a apresentação, Cleverton de Santa Rita explicou como o ITP atua dentro da Rede; falou um pouco sobre o relacionamento da instituição com a Petrobras, e sobre as atividades desenvolvidas pelos laboratórios do NUESC, já que estes estão mais voltados para as pesquisas na área do petróleo e derivados. Junto com a coordenadora do UNIT Carreiras, Janaína Machado, o coordenador do Escritório de Projetos do ITP explicou aos visitantes a importância dos cursos da grade de Engenharia para este mercado específico.

João Alvarenga

“Estamos muito satisfeitos com o que vimos e ouvimos nesta visita, cuja importância, para nós, não dá para ser medida. Já fizemos incursões como esta nos estados do Rio de Janeiro e Bahia, e graças à relação que temos com algumas instituições aqui em Sergipe nos foi possível conhecer o trabalho do ITP”, declarou João Carlos Alvarenga, superintendente do SEBRAE Amapá. Segundo ele, estando munidos de informações importantes sobre o setor será muito mais difícil se tornarem reféns de pessoas ou empresas que possam se instalar no Amapá para oferecer produtos ou serviços que não tenham a ver com a nova atividade econômica.

“Como estamos engatinhando neste ambiente precisamos saber sobre tudo o que está acontecendo nas cadeias de petróleo no país, tanto o que foi bom, para que possamos copiar e adequar à nossa realidade, tanto o que não deu certo, para que possamos fazer as correções e utilizar. Esta foi a finalidade desta nossa visita ao ITP, e que foi muito válida, pois soubemos um pouco mais sobre a questão da formação do profissional da área e das parcerias que possuem com as empresas integrantes da cadeia”, comentou João Alvarenga.

O superintendente do SEBRAE/AP não descartou a possibilidade de uma parceria com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa quando a extração do “ouro negro” se tornar uma realidade. “Precisamos buscar esse conhecimento de fora para agregar ao que temos em nosso estado, e com certeza recorreremos àqueles que poderão estar ao nosso lado, nos ajudar”, finalizou.



Veja Mais

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

11/10/2023 - O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) marca um importante passo rumo à promoção do desenvolvimento tecnológ...