Busca de Patentes

Você Está Em: Início / Busca de Patentes

BUSCA PRÉVIA

É recomendada a realização de uma busca prévia antes do depósito de um pedido de patente. Esta busca é para avaliar o estado da técnica relacionado à matéria a ser pleiteada, com o objetivo de averiguar se a invenção é nova e inventiva. Caso a invenção não seja nova, mas seja referente, por exemplo, a uma melhoria funcional no objeto já existente, pode ser depositado um pedido de modelo de utilidade.

Abaixo estão listados alguns sites de busca:

 

INPI https://gru.inpi.gov.br/pePI/servlet/LoginController?action=login  

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial é o órgão brasileiro responsável pelo registro de Patentes, Marcas, Desenhos Industriais e Softwares, além de Indicações Geográficas. No site é possível ter acesso à base de Patentes, Registros de Software, Topografia de circuitos integrados, Indicação geográfica, Marcas e Desenhos Industriais com depósito realizado no Brasil.

 

PORTAL PERIÓDICOS (CAPES) - http://www.capes.gov.br

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 134 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

 

ESPACENET - https://worldwide.espacenet.com/advancedSearch?locale=en_EP

O European Patent Office é o escritório europeu para registro de patentes e possui diversas ferramentas para facilitar a busca, além da visualização completa da patente. O Espacenet contém dados sobre mais de 95 milhões de documentos de patentes de todo o mundo. Informações de suporte podem ajudá-lo a entender se uma patente foi concedida e se ela ainda está em vigor.

 

WIPO - http://www.wipo.int/patentscope/en/   

A World Intellectual Property Organization ou Organização Mundial de Propriedade Intelectual é a agência especializada nas Nações Unidas dedicada a fornecer acessibilidade ao sistema internacional de propriedade intelectual. A base de dados PATENTSCOPE fornece acesso aos pedidos internacionais do Tratado de Cooperação de Patentes (PCT) no formato de texto completo no dia da publicação, bem como aos documentos de patentes dos escritórios de patentes nacionais e regionais participantes. As informações podem ser pesquisadas inserindo palavras-chave, nomes de candidatos, classificação internacional de patentes e muitos outros critérios de pesquisa em vários idiomas.

 

USPTO - https://www.uspto.gov/patents-application-process/search-patents - Patents

O United States Patent and Trademark Office é o escritório americano de registro de Marcas e Patentes. Possui uma das mais completas bases, com busca altamente refinada.

 

JAPAN PATENT OFFICE - https://www.jpo.go.jp/

Site do Escritório Japonês de Patentes