Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), inicia apresentação de patentes em formato de pitch

11/10/2023

O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) marca um importante passo rumo à promoção do desenvolvimento tecnológico, científico e educacional, por meio de uma iniciativa inovadora. Nesta terça-feira, 10 de outubro, o ITP organizou um evento de apresentação de patentes no formato de "pitch", unindo pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado para apresentar o potencial de suas descobertas. O pitch foi realizado no Innovation Center que fica localizado dentro da Universidade Tiradentes no bairro Farolândia.

O evento, que teve a participação de representantes da Universidade Tiradentes, bem como do Innovation Center e convidados, foi palco para a exposição de 10 patentes em diversas áreas de pesquisa. Essa iniciativa buscou aproximar o ambiente acadêmico e empresarial, criando uma plataforma onde pesquisadores pudessem demonstrar a qualidade e a utilidade de seus produtos, com foco também na busca de incentivos, seguindo uma abordagem moderna, inspirada nas metodologias de startups.

O diretor-presidente do ITP, Paulo do Eirado, destacou a importância dessa abordagem inovadora, afirmando: "Hoje nós estamos aqui em um dia muito especial porque o ITP está buscando novas formas, novas maneiras de modelos de negócio. Inclusive, todo esse potencial, todo esse tesouro que nós temos aqui, vinculado às nossas patentes, nós vamos desenvolver uma metodologia, um experimento de como divulgar e fazer com que o próprio pesquisador possa apresentar o seu produto, e isso na forma de um pitch, ou seja, aquela maneira moderna do que está muito vinculada à metodologia das startups para apresentarem e convencerem a plateia da qualidade e da utilidade de seus produtos. Então, é um bom exercício, e nós estamos começando hoje, num dia muito feliz com certeza para o ITP."

Essa abordagem representa uma mudança significativa na forma como as instituições acadêmicas apresentam suas inovações para o mundo exterior. Em vez de simplesmente registrar patentes e esperar que sejam descobertas, o ITP está agindo proativamente para dar destaque às descobertas e criar oportunidades de parceria com o setor privado. Esse movimento não apenas estimula o empreendedorismo entre os pesquisadores e alunos, mas também ajuda a acelerar o processo de transferência de tecnologia e transforma descobertas em soluções práticas.

O Innovation Center desempenha um papel fundamental na implementação dessas apresentações de pitch. A instituição contribui com a formatação de cada pitch realizado, utilizando metodologias previamente desenvolvidas para garantir que as apresentações sejam cativantes, informativas e eficazes. Essa colaboração entre o ITP e o Innovation Center cria um ambiente propício para o desenvolvimento tecnológico e inovação, gerando resultados tangíveis que beneficiam tanto a academia quanto a sociedade em geral.

O evento contou com a presença de Luciano Kliemaschewsk Marinho, presidente do Grupo Tirantes, que demonstrou entusiasmo com as possibilidades de parceria e inovação geradas por essa iniciativa do ITP. Domingos Sávio Alcântara Machado, Diretor do Tiradentes Innovation Center, também esteve presente, enfatizando a importância da colaboração entre instituições de pesquisa e empresas para impulsionar o progresso tecnológico. Além disso, Ronaldo Linhares, Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, destacou o compromisso da universidade com a promoção da pesquisa e do empreendedorismo. A presença desses e outros, renomados executivos e professores, reforça a relevância do evento e seu potencial para abrir novos horizontes na integração entre academia e indústria.

Em um momento em que a colaboração entre instituições acadêmicas e o setor privado é a chave para o avanço tecnológico, a abordagem do ITP é uma inspiração. Com essa iniciativa, o instituto está abrindo novos caminhos para a promoção da inovação, demonstrando que o potencial científico e tecnológico pode ser traduzido em soluções concretas que melhoram a vida das pessoas e impulsionam o progresso da sociedade como um todo. Além disso, é importante ressaltar que todos os recursos para este evento, para esta exposição, têm origem endógena do Grupo Tiradentes, revelando o seu papel de Universidade.



Veja Mais

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

Imagem obtida por pesquisadores do ITP recebe prêmio nacional

18/04/2024 - Dois pesquisadores do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), vinculado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), fo...

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

13/02/2024 - Entre as iniciativas que buscam fomentar ainda mais o crescimento da produção e do mercado de gás natural, energias ren...

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

14/11/2023 - por Quesia A partir do dia 17 de novembro, os visitantes poderão desfrutar do espaço museológico que reú...

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

Professor Paulo do Eirado Dias Filho recebe Título de Cidadania Sergipana

17/10/2023 - Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (16), a Assembleia ...